Fernando Queiroga: Boticas, uma autarquia de portas abertas

21 abr 2017

 

Dedicação e proximidade são as ferramentas de Fernando Queiroga para a recandidatura à presidência da Câmara Municipal de Boticas.

Depois do sucesso da aposta no turismo – que marcou o seu primeiro mandato – o atual presidente quer dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito. Destacando os pilares da ação social e educação como fundamentais na sua estratégia para Boticas, Fernando Queiroga concretiza um dos principais desafios do próximo ciclo do poder local – a coesão, aliada à valorização dos territórios de baixa densidade e, em particular, do interior do País. “Se não houver atratividade, empregabilidade e alguma dinâmica económica, estes territórios estão condenados ao desaparecimento”, avisa.

Esta é, de resto, uma das marcas dos social-democratas no que ao poder local diz respeito. “A génese do PSD é a coesão territorial, o desenvolvimento, a solidariedade”, aponta o candidato, constatando que “ser autarca do PSD é termos estas responsabilidades, para fazer projetos em prol dos nossos concidadãos”. Além disso, “ser um autarca do PSD é um orgulho”, acrescenta, prometendo não se demover “nem um milímetro destes princípios”: “Estamos atentos, estamos dedicados às pessoas, ao nosso concelho”.

“Só assim é que o PSD tem sucesso”, acredita Fernando Queiroga, que quer continuar a fazer de Boticas uma autarquia de portas abertas a todos os munícipes.

 

Clique na imagem e conheça o candidato a Boticas

 

[P] Qual o retrato que faz da cidade?

[R] Boticas é uma cidade aprazível, uma cidade que convida, uma cidade que, quem visita, fica encantado.

Temos tido um trabalho de dar melhores condições de habitabilidade aos nossos munícipes, mas também com o pressuposto de que quem nos visita ficar agradado. Boticas está na moda, porque sabemos receber bem. Aliás, o lema do nosso concelho é “Boticas - A sedução da Montanha”. Quem vem a Boticas deixa-se seduzir e vem sempre uma segunda vez, porque esta gente hospitaleira, neste concelho agradável e convidativo… As pessoas ficam encantadas e regressam sempre com maior satisfação e trazem sempre mais gente. É isso que pretendemos: trazer gente ao nosso concelho, para quem cá está, continue a ter a dinâmica económica de cá querer ficar.

 

Que autarquia temos hoje?

Estamos numa autarquia dinâmica, aberta à sociedade, que ouve os seus munícipes e faz com que os caminhos a seguir vão ao encontro daquilo que os munícipes entendem.

Somos eleitos para fazer aquilo que as pessoas mais anseiam. Neste espírito de proximidade e de abertura para com a sociedade, vamos fazer as nossas iniciativas, os nossos projetos. É uma autarquia aberta, dinâmica e atenta às necessidades do concelho.

 

Quais são as prioridades da sua candidatura?

No seguimento do anterior mandato, apostamos no turismo para cativar gente, trazer gente para o nosso concelho. A ação social e à educação – dois pilares fundamentais no próximo mandato – iremos continuar a apostar nesta vertente.

Sendo um concelho com uma população bastante idosa, o aspeto social não pode ser descurado, merecem a nossa atenção. Fizeram muito por este concelho e agora é a parte de a autarquia dar o sinal de agradecimento a estes cidadãos.

A educação: damos os apoios possíveis, para que a população não seja menorizada pelo facto de este ser de um concelho do interior. Se não houver atratividade, empregabilidade e alguma dinâmica económica, estes territórios estão condenados ao desaparecimento. Conseguimos estabilizar o decréscimo da natalidade e estamos nesta missão árdua de cativar empresários para a criação de emprego. É este o caminho que vamos continuar a trilhar.

 


"A proximidade dá-nos garantias de sucesso. Uma autarquia aberta, para ouvir todos, não exclui ninguém, está atenta a todos os munícipes."


 

Que compromisso assume para com os munícipes?

Uma dedicação total, uma proximidade para com os meus concidadãos. Eles sentem as portas do meu gabinete abertas. A qualquer hora, a qualquer dia estou disponível para ouvi-los. Se não houver esta interligação e aproximação, os nossos projetos não têm resultado.

Temos tido um número de atividades em que a própria sociedade converge para estas iniciativas. A proximidade dá-nos garantias de sucesso. Uma autarquia aberta, para ouvir todos, não exclui ninguém, está atenta a todos os munícipes. Somos uma autarquia convergente, não queremos ostracizar ninguém, queremos todos do nosso lado. Só assim é que os projetos têm mais futuro.

 

Como trabalhará em Boticas o desafio da coesão?

A génese do PSD é a coesão territorial, o desenvolvimento, a questão solidária, está na génese dos autarcas social-democratas. O poder local é o pilar do PSD. Ser autarca do PSD é termos estas responsabilidades, para fazer projetos em prol dos nossos concidadãos. O PSD não se pode alhear do poder local. Das assembleias de freguesia às câmaras municipais é aqui que está a força do PSD.

Ser um autarca do PSD é um orgulho. Estamos atentos e somos dedicados às pessoas. Não se está nestes lugares em prol de causas próprias mas em prol do nosso território. Não me desvio nem um milímetro destes princípios. Só assim é que o PSD tem sucesso.

 

 


"Garantidamente – não tenho dúvidas – o resultado das próximas eleições autárquicas ainda vai ser mais satisfatório do que em 2013."


 

Qual a marca da sua candidatura?

Dedico-me a 100% a esta causa. Gosto do que faço, gosto de ser presidente da câmara e gosto da proximidade muito grande com os meus munícipes. São estes três pilares fundamentais que garantem o sucesso.

Temos sentido, durante estes quatro anos, mais gente a aderir às nossas causas.

Estamos atentos, não excluímos ninguém. Estes próximos quatro anos serão o seguimento. Nunca conseguimos fazer tudo e isto é que nos dá força para continuar. Gosto de fazer, de ajudar as pessoas do meu concelho.

Garantidamente – não tenho dúvidas – o resultado das próximas eleições autárquicas ainda vai ser mais satisfatório do que em 2013. Porque nós estamos atentos. Gostamos de falar com as pessoas. Temos proximidade com as pessoas e temos a certeza de que vamos ter bons resultados.

Durante os últimos quatro anos, trabalhámos todos os dias e nunca estamos satisfeitos, porque queremos fazer mais.

A autarquia de Boticas continuará, sob as bandeiras do PSD, a defender causas nobres que o partido sempre defendeu.