Assunção Esteves: retrato oficial na Assembleia da República

19 abr 2017

O retrato oficial de Maria da Assunção Esteves consta, desde esta quarta-feira, na Galeria dos Presidentes, na Assembleia da República. A primeira mulher a tornar-se presidente da Assembleia da República (AR) exerceu funções entre 21 de junho de 2011 e 22 de outubro de 2015.

Presidir ao Parlamento foi a maior honra da minha vida”, foi assim que a social-democrata se referiu, em julho de 2015 em reunião plenária, ao cargo por si exercido. Também aquando do discurso de tomada de posse, Assunção Esteves referiu tratar-se da “maior honra”, porque “o Parlamento é liberdade que se fez instituição”, “se constrói sobre o discurso dos direitos e da sua força legitimadora, evidenciado pelo voto universal, livre e igual”. Disse tratar-se de um “orgulho” e “responsabilidade” comum aos 230 deputados eleitos. “Ou decidimos melhor o mundo ou teremos de perguntar como se dorme o nosso sono”, salientou.

 


Ou decidimos melhor o mundo ou teremos de perguntar como se dorme o nosso sono”, disse Assunção Esteves na tomada de posse.


 

Assunção Esteves dedicou, em 21 de junho de 2011, o seu “momento de alegria a todas as mulheres. Às mulheres políticas que trazem para o espaço público o valor da entrega e a matriz do amor, mas, sobretudo, às mulheres anónimas e oprimidas”. Afirmando que a função que assumia era, “por natureza, não partidária”, agradeceu ao PSD [“em cujas fileiras percorri os caminhos da política”, afirmou] por ter sido indicada para o cargo.

Nascida em Valpaços, Vila Real, Assunção Esteves é licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito de Lisboa, e Mestre em Ciências Jurídico-Políticas, pela mesma instituição. Foi deputada à Assembleia da República entre 1987 e 1989 e 2002 e 2004, pelo círculo de Vila Real. Foi, também, deputada ao Parlamento Europeu, entre 2004 e 2009.

No que se refere ao Partido Social Democrata, foi vice-presidente (maio de 2006 e maio de 2007), membro do Conselho de Jurisdição Nacional (1998-1999) e membro da Comissão Política Nacional (1999-2000).