Rui Rio: Portugal deve ser solidário com a Grécia e a Suécia

24 jul 2018

Portugal deve ser solidário com a Grécia e a Suécia, dois países europeus afetados por grandes incêndios. Rui Rio, que efetuou, esta terça-feira, uma visita aos Jogos Europeus Universitários 2018, que decorrem em Coimbra, apelou ao espírito de solidariedade europeu. “Entendo que nós devemos ser solidários com a Grécia e também com a Suécia, que está exatamente a ter os mesmos problemas, na exata medida em que também gostamos que os outros sejam solidários connosco”, afirmou Rui Rio.

O Presidente do PSD insistiu que é preciso acautelar que Portugal, perante alguma eventualidade, possa dispor de meios de combate próprios. “Mas, dentro daquilo que é a nossa disponibilidade e, obviamente, é a nossa obrigação política, moral e até ética, [devemos] ajudar os gregos e também a Suécia, que é um país pouco preparado para incêndios da dimensão que neste momento está a viver”, acrescentou.

Para Rui Rio, aquilo que está a ocorrer na Suécia é um exemplo dos efeitos das “mudanças climáticas”.

Portugal enviou dois aviões para a Suécia e a Força Aérea Portuguesa disponibilizou também um voo de apoio (C295), que transportará cerca de 700 quilos de equipamentos para apoio à operação dos meios aéreos.

Na deslocação aos Jogos Europeus Universitários, Rui Rio concedeu, ainda, uma entrevista, que teve lugar num pequeno estúdio jornalístico.