Rui Rio: "Temos condições para irmos para eleições com ambição de ganhar"

17 jul 2018

O Presidente do PSD entende que o partido tem condições para se apresentar às  eleições europeias, legislativas e autárquicas “com ambição de ganhar”. Rui Rio, que participava na tomada de posse dos órgãos distritais do PSD/Porto, segunda-feira, afirmou que há condições para travar eleições com o único propósito de vencer: primeiro, as eleições europeias; de seguida, as legislativas; e finalmente, em muitos concelhos onde o PSD perdeu em 2017. Para vencer eleições, é preciso “ter credibilidade”, que é “o somatório da seriedade, coragem e competência”.

Rui Rio traduziu por palavras aquele que é o sentimento das pessoas: “a população portuguesa está capaz de entender a realidade de forma diferente daquilo que estava capaz de entender há um ano. E daqui a mais um ano terá ainda mais condições para perceber essa realidade”.

As eleições europeias, que irão decorrer em maio de 2019, são o primeiro desafio para o PSD, observou Rui Rio, reiterando que os portugueses vão chegar a essa altura com as ideias muito claras daquilo que o PSD defende para a política europeia, assim como sobre aquilo que é a “fragilidade” da atual solução governativa que muitos já veem.

Rui Rio estabelece, também, como prioridade a preparação das eleições autárquicas, pelo que é necessário começar a trabalhar dia-a-dia no terreno. De acordo com Rui Rio, a Comissão Política Nacional criou uma equipa de trabalho que, em articulação com as distritais, está a fazer a monitorização de concelho a concelho, ouvindo pessoas, visitando instituições e percebendo o que está mal.  “Se nós fizermos isso, chegaremos em condições de ganhar as eleições concelho a concelho nas próximas autárquicas de 2021, mas se não fizermos só um milagre é que nos pode dar oportunidade de recuperar muitas das câmaras que, atualmente, estão ao nosso alcance”, clarificou.

A título de exemplo, Rui Rio afirmou que a Câmara Municipal do Porto está ao alcance de uma vitória eleitoral do PSD. “Acreditem que ao fim de 12 anos de autarca tenho a noção exata das coisas, particularmente onde fui autarca. Há condições para ganhar aqui, mas é preciso trabalhar”, declarou.

No final da intervenção, o Presidente do PSD anunciou que no jantar de final da sessão legislativa, desta terça-feira, irá falar sobre Saúde, uma área em que é manifesta a incapacidade do atual Governo.