Rui Rio defende reforço de verbas na Defesa

12 jul 2018

O Presidente do PSD concorda com o aumento da despesa nacional com a área da Defesa. Rui Rio participou, esta quinta-feira, como orador convidado, num almoço-debate promovido do Fórum de Administradores e Gestores de Empresas (FAE), em Lisboa. De acordo com Rui Rio, cabe agora ao PS ultrapassar eventuais problemas orçamentais com os seus parceiros à esquerda. “À esquerda, é um problema que o PS terá de resolver”, afirmou o líder do PSD.

O Presidente social-democrata defende que Portugal deve continuar como país membro ativo da NATO, mesmo que isso implique um acréscimo na despesa com o setor da Defesa. “Da nossa parte, pensamos que devemos estar na NATO e integrados na estratégia europeia para a NATO, aumentar a despesa para a defesa nacional e até alterar a sua composição, no sentido de ser mais operacional e menos administrativa”, especificou.

Rui Rio divulgou ainda que o Governo, no “quadro de uma cooperação que há em matéria de defesa e negócios estrangeiros”, acertou com o PSD a posição que o primeiro-ministro levaria à cimeira da NATO.

Durante a intervenção no Fórum, Rui Rio apontou um conjunto de prioridades para o partido e, sobretudo, para o País. Para além da reforma interna no PSD, o líder social-democrata explicou que a sua principal preocupação será sempre o País, comprometendo-se a fazer todos os acordos que forem importantes para Portugal, mas também a fazer uma oposição firme e séria, que seja capaz de apontar os erros da governação e de inverter o atual ciclo político.

Para ganhar as eleições de 2019, o Presidente do PSD entende que a “credibilidade” é o mais importante, sobretudo se esta se encontrar suportada em três pilares essenciais: Seriedade, Coragem e Competência. Exatamente aquilo que pretende desenvolver à frente do partido.

A iniciativa Fórum de Administradores e Gestores de Empresas pretende “aproximar os intervenientes da vida política dos gestores e administradores das principais empresas que desenvolvem a sua atividade em Portugal”.