Rui Rio: Assegurar para Portugal “a melhor negociação possível” dos fundos da PAC

03 jul 2018

Rui Rio reafirmou que o PSD continuará a defender o interesse de Portugal em Bruxelas na tentativa de assegurar para o nosso País a melhor negociação possível dos fundos comunitários no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC). “Mal seria nós neste momento começarmos a fazer ataques e prejudicar com isso a força que Portugal como um todo possa ter em Bruxelas. O Governo português está a tentar melhorar essa situação e aquilo que se impõe é que o PSD continue a fazer aquilo que tem feito nesta matéria, que é apoiar o Governo em Bruxelas no sentido de Portugal receber mais fundos do que aqueles que neste momento está previsto”, afirmou Rui Rio, no final de uma reunião com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), que decorreu esta segunda-feira, no Porto.

Assegurando que o PSD vai “continuar a procurar que Portugal tenha a melhor negociação possível nesta matéria da PAC”, Rui Rio salientou estar em causa “uma quebra brutal para todos os países europeus” nos apoios ao desenvolvimento rural, “mas que em Portugal se sente particularmente”.

“No nosso caso o segundo pilar pesa cerca de 50% e, portanto, uma quebra de 17% em 50% é um problema realmente sério, mais do que para a agricultura, para as finanças públicas portuguesas”, sustentou, explicando que tal implicaria que “um valor acima de 200 milhões de euros” tivesse que ser coberto pelo Orçamento do Estado português.

Outro dos temas que Rui Rio abordou na reunião com a CAP foi o da votação na generalidade, prevista para sexta-feira, do pacote laboral subscrito por todos os parceiros da concertação social, com exceção da CGTP. “A CAP teme que aquilo que foi assinado em concertação social possa ser desvirtuado através de propostas oriundas do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista, que estão contra este acordo. O apelo que nos é feito é no sentido de nós procurarmos que o acordo não seja desvirtuado no Parlamento relativamente aquilo que foi apoiado na concertação social”, afirmou Rui Rio.

Frisando que o PSD “tem e sempre teve um grande respeito pela concertação social”, Rui Rio considerou que, mesmo sendo o Parlamento a ter “a última palavra”, é “muito importante” não “desvirtuar” o acordo a que chegaram os vários parceiros sociais. “Se agora no Parlamento o que for à votação final global for desvirtuado através da especialidade, aí vamos ver com atenção como é que foi desvirtuado, ou já não será o documento da concertação social”, alertou.

Rui Rio elogiou o bom relacionamento entre o PSD e a CAP e insistiu na necessidade de realizar este género de reuniões com os representantes dos agricultores nacionais.