Rui Rio: Portugal e Angola devem reforçar laços históricos

28 jun 2018

Rui Rio destaca que as relações entre Angola e Portugal têm agora uma “estrada aberta” pela frente. O Presidente do PSD enaltece o “simbolismo” de ter sido recebido, esta quinta-feira, pelo chefe de Estado angolano, João Lourenço, no Palácio Presidencial, em Luanda.

Numa audiência que durou 30 minutos, Rui Rio transmitiu ao Presidente de Angola a importância de os dois países reforçarem os laços históricos e de amizade. “Penso que isso é aquilo que todos nós desejamos. Estão criadas, neste momento, as condições, está uma estrada aberta para essa cooperação que tem já muitos anos, como todos sabemos. Pronto, tem os seus acidentes de percurso, teve um acidente de percurso como todos sabemos e não vale a pena naturalmente escondê-lo, mas, uma vez ultrapassado, temos é que trabalhar e estreitar ainda mais os laços”, afirmou Rui Rio.

O Presidente do PSD considera que “na Europa temos aliados e temos amigos, mas aqui [Angola], é mais do que amigos, aqui até família temos”. “Portugal é um país, como todos sabemos, desde 1986, muito virado à Europa, integrado na Europa, mas, há 600 anos, que está virado para o Atlântico. As nossas relações com os países atlânticos são absolutamente fundamentais. E, portanto, esta aproximação cada vez maior entre Portugal e Angola é muito importante e naquilo que possa ser o meu contributo para que isso possa acontecer a disponibilidade é total e foi isso que eu também tive oportunidade de referir ao senhor Presidente da República”, sublinhou.

Da economia, à educação ou à saúde, e também “naquilo que, de parte a parte, possa ser interessante”, o líder do PSD destaca que Portugal tem várias “complementaridades” com Angola. “E há muitos aspetos onde nós nos podemos complementar. E acho que isso é bom, é bom para ambos os países”, ressalvou.