Rui Rio: dignificar a atividade dos professores

26 jun 2018

Rui Rio recebeu esta terça-feira, na sede nacional, em Lisboa, uma plataforma de 10 estruturas sindicais representativas dos professores e educadores. O Presidente do PSD defende, antes de mais, a dignificação da atividade dos docentes. “Os professores educam e preparam o futuro dos nossos filhos”, começou por sublinhar Rui Rio.

Interrogado sobre a posição do PSD em relação à contagem do tempo de serviço dos professores, Rui Rio criticou a quebra de compromisso do Executivo. “O PSD não prometeu nada que pudesse cumprir. O Governo, quando se comprometeu, deveria saber exatamente quanto custaria e o prazo [para cumprir a promessa]”, frisou o líder do PSD.

Rui Rio esclareceu que há uma diferença muito grande sobre quanto custará o desbloqueio da contagem integral do tempo de serviço reivindicado pelos sindicatos e aprovado pelo Governo e pela maioria no Orçamento do Estado para 2018. Rui Rio considera “muito diferente acomodar 250 milhões de euros [custo avançado pelos sindicatos] num ou vários anos”, outra coisa é a medida representar “650 milhões de euros [estimativa do Governo]” e cumpri-la num só ano.

Rui Rio manifestou compreender a posição dos professores, desde logo porque o Governo “não honrou a sua palavra”. O líder do PSD insistiu ainda na necessidade de “não se pôr em causa o equilíbrio das contas públicas”.