Rui Rio: Governo deixa arrastar problema do controlo de passageiros

25 jun 2018

A legislação laboral, o acordo de Concertação Social e o “esgotamento e a necessidade de ampliação” do Aeroporto de Lisboa foram os temas principais abordados na reunião desta segunda-feira, no Porto, entre o Presidente do PSD e a Confederação do Turismo Português (CTP). Rui Rio deixou ainda uma nota de preocupação com o que se está a passar no trânsito de passageiros que chegam por via aérea e onde é evidente uma “incapacidade de resposta” na infra-estrutura da capital, nomeadamente no controlo realizado pelas autoridades alfandegárias, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

“Os turistas que chegam e não vêm do Espaço Shenghen podem estar ali muito tempo para conseguirem entrar em Portugal", apontou Rui Rio, considerando tratar-se de um “problema aparentemente fácil”, mas que “se arrasta porque o Governo não tem resolvido”.

Num balanço do encontro de hoje, o líder do PSD garantiu que a opinião da Confederação do Turismo “coincide com a do PSD”, pois não há necessidade de fazer uma revisão da lei laboral. No entanto, frisa Rui Rio, se querem mexer, então que se faça em sede de concertação social (entre sindicatos, entidades patronais e o Estado).