Rui Rio: reforma da justiça deve ser “participada por todos”

20 jun 2018

O Presidente do PSD encontrou-se, esta quarta-feira, com a procuradora-geral da República e reiterou que a principal preocupação é que o País “possa ter uma reforma da justiça ao longo do tempo e participada por todos”“Que isto fique claro: eu não estou aqui a liderar nada, não tem de ser o PSD a liderar nada, aquilo que eu quero é que o País possa ter uma reforma da justiça”, declarou Rui Rio.

No final de uma reunião de quatro horas com o Conselho Superior do Ministério Público, órgão presidido pela Procuradora Geral da República, Rui Rio garantiu que o PSD irá apresentar um documento de diagnóstico, até ao final da sessão legislativa, depois de realizado um “debate interno”. Será um estudo “feito com o maior cuidado, para que todos de possam rever” ou, em alternativa, apontar outros caminhos, adiantou o líder do PSD.

No encontro, foram abordadas matérias importantes, tais como a “permanente violação do segredo de justiça”, os direitos dos arguidos e a composição do Conselho Superior do Ministério Público.

Rui Rio esteve acompanhado pela vice-presidente Elina Fraga, presidente do Grupo Parlamentar Fernando Negrão, bem como pelo coordenador e pela porta-voz do Conselho Estratégico Nacional para a área da Justiça, Cidadania e Igualdade, Licínio Lopes Martins e Mónica Quintela, respetivamente.

Esta foi a última reunião de trabalho no âmbito de uma ronda iniciada em 21 de maio de 2018 com todos os operadores judiciais (magistrados, advogados, investigadores, oficiais e funcionários).