PSD está disponível para participar numa estratégia de combate à pobreza

15 jun 2018

O Presidente do PSD recebeu, esta sexta-feira, o presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza, padre Jardim Moreira, que pretendia conhecer a disponibilidade do PSD para participar no desenvolvimento de uma estratégia alargada de combate à pobreza. Rui Rio manifestou total abertura para colaborar com instituições de solidariedade social, forças políticas e autarquias, no sentido de desenvolver uma estratégia comum para debelar o fenómeno da pobreza e da exclusão social.
O líder do PSD afirmou que “a luta contra a pobreza necessita de políticas estruturais, que se prolonguem no tempo”, pelo que irá ocorrer em breve uma outra reunião entre Jardim Moreira e os membros da área temática “Solidariedade e Sociedade de Bem-Estar” do Conselho Estratégico Nacional (CEN), para que depois seja inscrito no programa eleitoral uma estratégia de combate à pobreza.
Rui Rio citou um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), divulgado hoje, segundo o qual o nosso País pode demorar cinco gerações até que os descendentes de uma família de baixos rendimentos alcancem os rendimentos médios.  Para Rui Rio, este é um cenário que “não é minimamente aceitável num país que se quer desenvolvido e da União Europeia”. 
No rescaldo da reunião, Rui Rio observou ainda que “qualquer programa de luta contra a pobreza tem de ter a participação muito ativa das autarquias”, juntando as “câmaras e as juntas de freguesia” nesse esforço com as “Instituições Particulares de Solidariedade Social”, pois a sua execução “requer muita proximidade”.