“Convencer os empresários portugueses a investir na Guiné-Bissau”

11 jun 2018

A estabilidade na Guiné-Bissau é determinante para atrair investimento. No segundo dia da visita ao país, Rui Rio admite que os empresários portugueses podem vir a ter um “papel importante”, sobretudo porque conhecem as potencialidades do território. "Portugal tem neste momento um conhecimento muito profundo na área do turismo, é o setor que mais está a crescer em Portugal, há bons empresários na área do turismo em Portugal que terão também necessidade de expandir as suas atividades e a Guiné-Bissau é efetivamente um país com esse potencial e onde os empresários portugueses podem vir a ter um papel importante", afirmou Rui Rio.
O Presidente do PSD fez estas declarações em Bissau, após uma audiência com o Presidente da República guineense, José Mário Vaz.
Rui Rio manifestou vontade em procurar “convencer empresários portugueses a investir na Guiné-Bissau”, desde que sejam asseguradas condições de estabilidade. “Para nós é muito importante que a Guiné-Bissau consiga encontrar a estabilidade política que tem vindo a encontrar, uma vez que para o desenvolvimento da Guiné-Bissau, o investimento, particularmente o investimento estrangeiro, é fundamental”, assinalou.

Rui Rio elogia profissionais do Hospital Simão Mendes
Numa visita ao Hospital Simão Mendes, esta segunda-feira, Rui Rio lamentou a ausência de racionalização no funcionamento dos hospitais. “Penso que conseguimos com os mesmos meios rendibilizar muito mais o que aqui está. O equipamento está fechado e não há técnicos?”, interrogou o Presidente social-democrata.
Ao abrigo de programas de cooperação, a Guiné-Bissau recebe equipamento hospitalar, mas não tem profissionais técnicos para trabalhar com esse material. Rui Rio considera “heróis” os profissionais que acabam por trabalhar em condições tão precárias.