Rui Rio com Angela Merkel: defender o “interesse nacional” nos fundos europeus

01 jun 2018
Rui Rio sensibilizou Angela Merkel para a necessidade de acautelar as pretensões de Portugal na negociação dos fundos europeus. Num encontro que teve com a chanceler alemã, quinta-feira, o Presidente do PSD revelou que o orçamento plurianual da Comissão Europeia para 2021-2027 é uma matéria da maior importância, pelo que é do “interesse nacional” Portugal ter uma voz firme e coerente junto de Bruxelas. Rui Rio alerta que as perdas para Portugal no próximo quadro podem ascender os 7%, um valor preocupante quando se antevê que Espanha e Itália, países mais desenvolvidos, conhecem, até ao momento, um reforço das suas posições.
“Procurei sensibilizá-la [Angela Merkel] para este facto e com isto dar também uma ajuda nas negociações que agora o Governo vai ter de conduzir, ainda que não se consiga recuperar tudo. Se não otimizarmos o montante de fundos comunitários, o investimento público em Portugal irá ressentir-se um pouco mais”, explicou Rui Rio.
O Presidente do PSD afirmou que o encontro de 40 minutos foi “muito positivo”, quer para o PSD, quer “muito principalmente para Portugal” e a chanceler da Alemanha ouviu com atenção a “argumentação” que o PSD tem coerentemente mantido em todas as esferas nacionais e europeias. 
Além dos fundos comunitários, o Presidente do PSD adiantou que foi passada “em revista a situação portuguesa, seja do ponto de vista político seja do ponto de vista económico, e um pouco a situação europeia”, designadamente a conjuntura política de Espanha e de Itália.
No pequeno-almoço com Angela Merkel, o PSD, além de Rui Rio, fez-se representar pela vice-presidente da Comissão Política Nacional, Isabel Meirelles.  
Recorde-se que para reforçar a posição de Portugal sobre o quadro financeiro plurianual, o PSD e o Governo formalizaram, no dia 18 de abril, um acordo sobre os fundos comunitários.  “Este acordo é bom para Portugal, automaticamente é bom para o PSD”, expressou na altura Rui Rio.