“Somos o partido dos trabalhadores”

30 jan 2017

Os TSD – Trabalhadores Social-Democratas são a estrutura autónoma para o mundo laboral e o movimento sindical. Constituem uma organização especial enquadrada programaticamente no PSD com militância específica e autonomia nas suas atividades. Os TSD prosseguem os seus fins e objetivos com inteira observação das regras democráticas. Em virtude da sua forte inserção no mundo do trabalho eles emergem como a expressão social mais autêntica do projeto político representado pelo PSD em Portugal.

Desde a sua fundação, há uma ligação umbilical entre os TSD e o movimento sindical democrático: seja o independente, seja sobretudo o da UGT. Entendemos que a relevância social, cívica e política do sindicalismo é inquestionável num Estado de Direito Democrático.

Esta implantação no movimento sindical aliada à característica interclassista do PSD, faz com que este se possa orgulhar de ser também e genuinamente um verdadeiro Partido de Trabalhadores. Como nos disse um dia Francisco Sá Carneiro: "Não aceitamos trabalhadores encartados, que nem sequer trabalham, mas enchem a boca em seu nome. Aceitamos sim todos os que em silêncio e de mãos calejadas angariam o seu sustento. Nessa exata medida, somos o partido dos trabalhadores."

Mas sentimos o PSD de um modo muito especial: como um Partido que, não sendo de esquerda, também está longe de ser de direita. Os TSD têm orgulho em se considerarem os fiéis depositários do ideário social-democrata do PSD e do espírito fundador de Francisco Sá Carneiro que acredita no primado da pessoa humana e se afasta dos extremismos, seja dos projetos coletivistas e estatizantes que a História derrotou, seja de um capitalismo selvagem, sem regras e sem respeito, nem pelo trabalho, nem pelo ser humano.

Os TSD procuram, na relação com o Partido, reforçar a sua autonomia para potenciar a força da sua mensagem social. Reafirmamos que o mundo laboral e as questões sociais são o nosso campo de atuação política por excelência e o PSD sabe que tem toda a vantagem em nos escutar e em ampliar a nossa mensagem nesse campo de atuação tão importante e decisivo.

Mesmo que possamos discordar pontualmente sabemos no essencial ser solidários com o Partido. Contribuímos e contribuiremos, com o nosso empenho, para cimentar o seu projeto para a sociedade portuguesa, rumo a um país mais desenvolvido, justo e solidário.

 

Pedro Roque

Secretário-Geral dos TSD