Portugal mais perto dos portugueses

07 ago 2017

Terminou hoje o prazo para entrega das listas de candidaturas autárquicas para as eleições de 2017. O Partido Social Democrata voltou a responder ao seu dever político. Concorremos às eleições autárquicas de 1 de outubro com 70 mil candidaturas. Estamos no combate político local – de norte a sul do País, do interior ao litoral, no continente e nas ilhas –, como estivemos nestas quatro décadas de poder autárquico.

Revendo o percurso que ainda estamos a caminhar, destaco as preocupações que o PSD manteve em cada uma das fases. Primeiro, preocupou-nos a escolha de candidatos que representassem da forma mais fiel as suas populações. Quisemos ter à frente de cada candidatura as pessoas mais capazes de ouvir os seus munícipes e fregueses.

Procurámos igualmente acentuar a renovação dos nossos candidatos, de resto, um propósito que já trazemos de outros atos eleitorais. Temos mais jovens nas nossas candidaturas, mais representação feminina e mais independentes.

Mas nem por isso deixámos de valorizar aquela que é uma das nossas maiores heranças históricas – a experiência dos autarcas do PSD, aos quais dirijo hoje uma palavra. Neste momento em que formalizamos a nossa corrida a mais umas eleições autárquicas, olhamos para trás, para quarenta e um anos de poder local, e vemos claramente a marca da gestão social-democrata em todo o território. Os autarcas são os responsáveis por aquela marca, foram eles que arregaçaram as mangas para trazer mais progresso e melhores condições de vida às pessoas.

Devemos muito aos autarcas do PSD. Também por isso, voltamos a contar com eles para o próximo ciclo do poder autárquico. Que voltem a responder à chamada; que voltem a trabalhar por mais recursos, mais competências, mais ferramentas para melhorar as vossas terras! Que voltem a servir Portugal e os portugueses!

Da nossa parte, continuaremos a pressionar a agenda pública para debater, com seriedade, a descentralização de que as autarquias precisam, para promover mais desenvolvimento em todo o território. Acreditamos que, com a força dos nossos quase 70 mil candidatos, e com novos instrumentos para políticas públicas, estaremos em condições de ter um País que está mais próximo das pessoas. Um Portugal mais perto dos portugueses.

 

José Matos Rosa

Secretário-geral do PSD