Ala pediátrica do S. João: Finanças retêm verbas

30 mai 2018

Dois meses depois do alerta, as crianças com patologia oncológica continuam a fazer tratamentos de quimioterapia nos corredores do Hospital de S. João, no Porto. O grupo parlamentar do PSD interrogou esta quinta-feira o Conselho de Administração do Hospital S. João. António Oliveira e Silva afirma que as verbas para a construção da nova ala pediátrica – 19,8 milhões de euros – ainda não foram desbloqueadas pelo Ministério das Finanças. 

“Quando começa a obra?”, insistiu o deputado social-democrata Ricardo Baptista Leite durante a audição desta manhã. O PSD, sublinhou o também porta-voz do Conselho Estratégico Nacional para a área da Saúde, quer o “melhor para as crianças” com cancro que estão a ser acompanhadas por aquela unidade hospitalar e não compreende o atraso no financiamento da obra.

No dia 20 de abril, em visita ao Hospital de S. João, Rui Rio criticou a falta de planeamento de longo prazo e a repetição de erros de gestão dos governos socialistas que agravaram as condições de atendimento do principal hospital do norte do País. Erros que prolongam o pesadelo de médicos, enfermeiros, técnicos e, sobretudo, crianças.

“O governo da altura não optou por construir a ala pediátrica e optou por fazer um investimento mais vultuoso. Temos de usar o dinheiro público com parcimónia. Hoje estamos a pagar o erro de dois governos PS”, declarou Rui Rio. 

Há mais de 10 anos que a ala pediátrica do Hospital de S. João funciona provisoriamente em contentores.