Inteligência Artificial: PSD irá apresentar estratégia nacional

28 mai 2018

 

A sociedade atual depara-se com transformações tecnológicas profundas. A Inteligência Artificial (IA) é uma realidade que está a influenciar todas as áreas do conhecimento humano. O Grupo Parlamentar do PSD organizou, na quinta-feira, em Lisboa, um debate para preparar Portugal para as grandes transformações da Inteligência Artificial e Robótica. Margarida Mano, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, alerta que “é preciso antecipar para agir” perante uma revolução que está a influenciar todas as áreas de conhecimento. Os paradigmas estão a ser repensados nos domínios da educação, saúde, defesa e segurança, economia e ambiente. “O maior desafio é ético, porque a Inteligência Artificial tem o poder de alterar a natureza das relações humanas. A própria natureza entre o bem e o mal precisarão de respostas novas”, observa Margarida Mano.
Maria da Graça Carvalho, vogal da Comissão Política Nacional do PSD, referiu-se ao contributo da ciência e da investigação para o desenvolvimento do País. “Queremos fazer política envolvendo a sociedade, através de um processo transparente e informativo. Queremos uma sociedade estruturada em torno do conhecimento, da cultura e da inovação”, defende a coordenadora da Conselho Estratégico Nacional para o Ensino Superior, Ciência e Tecnologia. 


Esta iniciativa contou ainda com a presença de Fernando Negrão, presidente do Grupo Parlamentar do PSD, e de Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, e culminará numa estratégia nacional sobre a Inteligência Artificial que o PSD irá apresentar dentro de seis meses.