Em visita à PJ, Rui Rio defendeu necessidade de combater a corrupção

22 mai 2018

 

Pretendo que o PSD dê um contributo para que Portugal possa aspirar a ter uma reforma da Justiça como os portugueses entendem que deve ser”, afirmou esta terça-feira Rui Rio, após uma reunião com a Direção Nacional da Polícia Judiciária (PJ). Em dias dedicados ao setor, o líder do PSD reforçou que a aposta do Partido é “não só uma reforma da Justiça transversal, mas particularmente procurar dar respostas nas matérias que mais nos preocupam”. E precisou: “aquilo que, neste momento, me preocupa é, seguramente, o combate à corrupção”.

Manifestando, assim, a sua preocupação, o Presidente do PSD acrescentou que “constantes violações do segredo de Justiça”, como as que se têm registado no País, não são próprias de um regime democrático.

Rui Rio referiu-se ao “trabalho muito positivo” que tem sido desenvolvido pela PJ para, logo depois, explicar que, com esta visita, o Partido quis ouvir sobre a experiência e as necessidades dos profissionais, a fim de que, futuramente, sejam feitas “propostas adequadas” à realidade do País. “Independentemente do que possamos vir a propor mais tarde, interessa sempre ouvir a opinião daqueles que estão dentro do assunto”, reforçou.

O Presidente do PSD destacou, ainda, que o êxito das investigações realizadas também depende dos meios que, neste caso, a PJ tem, mais concretamente do efetivo e sua qualificação, assim como dos meios logísticos disponíveis.

Tal como explicou aos jornalistas, o PSD está a realizar, “de um modo geral, um diagnóstico sobre Justiça”. Foi neste sentido que Rui Rio reuniu, também esta terça-feira, com a Direção do Sindicato dos Oficiais de Justiça.

Coimbra recebeu o início das reuniões com o setor da Justiça e que se prolongarão até 07 de junho. O Presidente do PSD visitou, assim, o Tribunal da Relação de Coimbra, o Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, as Secções Cíveis e a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (ver mais aqui e aqui). O líder do PSD encontrar-se-á, já esta quarta-feira, com o Sindicato dos Funcionários Judiciais (ver mais abaixo).

 

 

 

Semana da Justiça: Reunião na Direção Nacional da Polícia Judiciária

 

 

Semana de Justiça: Reunião com a Direção do Sindicato dos Oficiais de Justiça

 

Semana da Justiça | Programa


Quarta-feira, 23 de maio

  • Pelas 10h00: reunião com o Sindicato dos Funcionários Judiciais.

Quinta-feira, 24 de maio

  • Pelas 10h00: reunião com a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
  • Pelas 15h00: reunião com o Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais.
  • Pelas 20h00: Jantar Comemorativo do 35º Aniversário do Tribunal Constitucional.

Sexta-feira, 25 de maio

  • Pelas 10h00: reunião com o Conselho Superior da Magistratura.
  • Pelas 15h30: reunião com a Provedora de Justiça.

Segunda-feira, 28 de maio

  • Pelas 10h30: reunião com a Ordem dos Advogados.

Quinta-feira, 07 de junho

  • Pelas 14h30: reunião com o Conselho Superior do Ministério Público (a confirmar).