CGD: “é inaceitável” que os portugueses não saibam quem são os devedores

03 mai 2018

 

Depois de o Presidente do PSD ter assinalado que o País tem o direito de saber mais pormenores no que respeita ao banco público, o Grupo Parlamentar social-democrata solicitou formalmente o acesso lista de devedores. “O que é que estão a esconder?”, pergunta António Leitão Amaro  

 

A pergunta legítima que os portugueses colocam, e que o PSD também coloca, é: o que é que estão a esconder? De que têm medo na divulgação desta informação?”, destacou esta quinta-feira o vice-presidente do Grupo Parlamentar, António Leitão Amaro. Depois de Rui Rio ter avançado que o País tem o direito de conhecer a lista dos 50 maiores devedores da Caixa Geral de Depósitos Caixa Geral de Depósitos (CGD) (ver mais aqui), já deu entrada no Parlamento um requerimento para o efeito.

Quando os portugueses são chamados a um esforço tão grande, de injeção de uma verba tão elevada no banco público, é inaceitável que não seja conhecido quem foi aquele grupo limitado que teve uma vantagem muito grande com os créditos que foram concedidos em condições muito duvidosas”, referiu o social-democrata.

O PSD entende que os portugueses têm o direito de conhecer informação relevante relacionada com as instituições financeiras que, direta ou indiretamente, têm sido objeto de apoios públicos, beneficiando de recursos provenientes dos impostos dos contribuintes”, esclarecem os deputados no documento dirigido ao presidente do Conselho de Administração da CGD.

António Leitão Amaro acusou PS, PCP e BE de se terem juntado “para terminar abruptamente, praticamente sem conclusões, a comissão parlamentar de inquérito, para que não houvesse tempo de que essa informação chegasse”. No requerimento, os social-democratas explicam que “esta falta de transparência sobre o passado da gestão do banco público e o enorme esforço que foi pedido aos portugueses para recapitalização da CGD exigem que os Deputados não desistam do esclarecimento”.