Saúde: “é notório que há muito investimento que é preciso ser feito”

02 mai 2018

 

Rui Rio defende que deve haver “melhor planeamento e melhor gestão” no setor da Saúde e que o Governo deve responder aos trabalhadores que reivindicam as 35 horas semanais para todos. Realçou, esta quarta-feira, a necessidade de o atual Executivo evitar que a tragédia dos incêndios se repita e disse que o País deve reunir esforços em prol do aumento do salário mínimo

 

É notório que, na Saúde, há muito investimento que é preciso ser feito”, disse esta quarta-feira o Presidente do PSD, defendendo a necessidade de haver “melhor planeamento e melhor gestão”. Em visita ao Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, afirmou ter ficado com “uma imagem muito má daquilo que são as instalações”, uma vez que se encontram muito degradadas. “Devo confessar que visitei alguns serviços que fazem lembrar aquelas reportagens que vemos de países subdesenvolvidos”, apontou, criticando assim a “deficiência de investimento” que encontrou.

Em contrapartida, Rui Rio referiu ter ficado com uma “boa imagem daquilo que é o esforço dos profissionais”. Questionado sobre a paralisação nacional dos trabalhadores do setor público da Saúde, disse que “este Governo tem que ter uma resposta para dar a estes trabalhadores”. Explicou que foi o atual Executivo “que resolveu passar das 40 para as 35 horas”, tendo uns profissionais ficado “abrangidos por 40 e outros por 35”. “Isso não é justo”, apontou, acrescentando que esta situação não é da responsabilidade do PSD, mas da atual solução governativa.   

 

Incêndios: Governo deve “estar muito atento e atuante

Rui Rio defendeu a “necessidade de o Governo estar muito atento e muito atuante relativamente ao próximo verão, para que Portugal não volte a ter semelhante descalabro e caos, como aconteceu em junho e outubro”. Referindo-se aos incêndios que afetaram o País em 2017, o Presidente do PSD disse, na sequência de informações vindas a pública, que “há responsabilidades fortes das áreas tuteladas pelo Governo” e reforçou que a situação de outubro “foi particularmente grave porque já havia a experiência” de junho.

 

Salário Mínimo: “todos devem fazer um esforço no sentido de haver uma atualização

O líder do PSD afirmou que, no que respeita ao salário mínimo, “todos devem fazer um esforço no sentido de haver, todos os anos, uma atualização superior até à inflação”. Definindo este aumento como “desejável”, salientou contudo que importa “equilibrar a competitividade da economia nacional com a subida”.

Rui Rio esclareceu, porém, que “pedir 750 ou 800 euros” é próprio de “um discurso fácil e irresponsável”. Assinalando que, em Portugal, “o salário mínimo é muito baixo”, sublinhou que “temos todos de estar sempre do lado do equilíbrio”, reconhecendo-o e, por conseguinte, “fazer um esforço para o subir, ao ritmo a que a nossa competitividade permitir”.

 

 

 

Saúde: Rui Rio em Vila Nova de Gaia