Rendas energéticas: “É um assunto que deve preocupar todo o País”

30 abr 2018

 

É um assunto que deve preocupar todo o País e, em particular, a competitividade das empresas e o acesso dos próprios consumidores”, afirmou Rui Rio, esta segunda-feira em visita à Ovibeja, a propósito das rendas energéticas. “Todos temos consciência de que foram cometidos muitos erros no passado”, disse, destacando que Portugal está amarrado a “contratos que foram assinados”.

Referindo que Espanha “já resolveu” esta situação, o líder do PSD destacou que se trata de “uma matéria que, aparentemente, está atrasada do lado português”, algo que salientou não entender. Defendeu, assim, que “Portugal tem de fazer um esforço muito grande para que possamos ter o preço da energia mais competitivo”, beneficiando empresas e consumidores privados.

Segundo explicou Rui Rio, “a primeira coisa [a fazer] é rever os contratos e ver no plano jurídico o que é possível fazer; depois é, efetivamente, fazer uma cimeira que está programada e que permite a ligação da rede da Península Ibérica para a Europa”. Destacou, assim, que poderá ser possível “baixar fortemente os preços da energia”, através, por exemplo, da exportação daquilo que é excedentário”.