Falta ambição para aumentar quota dos genéricos

19 abr 2018

 

Rui Rio defende uma atuação de proximidade das farmácias, em especial no interior e nas regiões onde hoje “é difícil fixar profissionais”. As farmácias podem “levar medicamentos e ajudar na terapêutica” junto da população mais envelhecida, sustenta o Presidente do PSD que recebeu esta quinta-feira a Ordem dos Farmacêuticos, na sede nacional.

Rui Rio critica a falta de ambição do Ministério da Saúde na difusão dos genéricos em Portugal, medicamentos que representam cerca de 48% do mercado farmacológico em Portugal. A quota de mercado atual foi “herdada” dos governos do PSD, mas deveria, segundo o líder social-democrata, ser elevada para os 60%, poupando na despesa das famílias e do Serviço Nacional de Saúde.

Rui Rio considera que há margem para melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados aos utentes. “Há muito desperdício na área da Saúde. Temos de encontrar modelos adequados, mas temos a consciência de que há muita despesa que não deveria ser feita, se fossem otimizados os recursos”, sublinhou.

 

 

 

 

SAÚDE: Rui Rio recebe a Ordem dos Farmacêuticos