Rui Rio: “Quando o Governo diz que tudo está melhor não se compreende como a Saúde está pior”

18 abr 2018

 

De acordo com o Presidente do PSD, há “uma degradação muito grande do SNS”. Nas reuniões desta quarta-feira ouviu sobre a carência de médicos e enfermeiros

O diagnóstico que estamos a fazer mostra, realmente, uma degradação muito grande do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, afirmou esta quarta-feira o Presidente do PSD, depois de ter lembrado que está a visitar serviços e a falar “com quem está no terreno”, a fim de perceber a realidade do setor em Portugal. “Quando o Governo diz que tudo está melhor, não se compreende como a Saúde, algo de verdadeiramente nuclear, está pior”, salientou.

Depois de se ter reunido, esta manhã com o Sindicato Independente dos Médicos e com a Ordem dos Enfermeiros, Rui Rio quis reforçar que, apesar do “tal milagre económico de que [o Executivo] vai falando”, os cidadãos deparam-se com esperas de “meses e meses” por uma consulta ou cirurgia. “Isto é a austeridade que o Governo tanto diz que acabou”, acrescentou, sublinhando que  esta é evidente nos “piores serviços [prestados] à população”.

Ao longo desta semana, e nas várias reuniões que tem tido, ao líder do PSD têm chegado relatos de falta investimento e manutenção de equipamentos, bem como da carência de pessoal (médicos, enfermeiros ou auxiliares) e, por conseguinte, do fecho de serviços. Esta quarta-feira, foi abordada a “qualidade da prestação de serviços” em hospitais, centros de saúde e, até, da “própria emergência médica que, aparentemente, está a sofrer uma reformulação que poderá levar à substituição de médicos e enfermeiros por técnicos que não têm a mesma qualificação”.

Rui Rio foi, assim, claro ao defender que “tem de haver a possibilidade de gerir muito melhor os recursos que estão disponíveis”. Questionado a propósito do Hospital de S. João remeteu as declarações para a visita que fará na próxima sexta-feira, mas esclareceu que, ainda esta quarta-feira, ouviu sobre “outras urgências pediátricas e setores de outros hospitais que também estão mal”. E salientou: “vamos ver se não é preciso uma nova onda de notícias para que  o ministro das Finanças ou o ministro da Saúde acabem por decidir aquilo que já podia ter sido decidido antes”.

 

 

 

Rui Rio dedica semana ao setor da Saúde | Programa


Quinta-feira, 19 de abril

Pelas 10h30, recebe a Ordem dos Farmacêuticos.

 

Sexta-feira, 20 abril

Pelas 10h00, visita a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Pelas 11h30, visita o Hospital Universitário de S. João, onde fará declarações à imprensa.

 

 

Saúde: Rui Rio em reunião com o Sindicato Independente dos Médicos Saúde: Rui Rio em reunião com a Ordem dos Enfermeiros