Governo é insensível aos doentes em cuidados continuados

17 abr 2018

 

No segundo dia dedicado ao diagnóstico do setor da Saúde, Rui Rio recebeu esta terça-feira uma delegação da Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC), na sede nacional. O envelhecimento da população é “um problema muito grave” e acaba por entroncar no funcionamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Rui Rio está seriamente preocupado com a falta de respostas para as unidades, organizações e profissionais que intervêm nesta área. “Há situações mal classificadas, são pessoas a necessitar de cuidados paliativos e são enviadas como doentes de longa duração, mas não são ou não recebem os tratamentos de que precisam, para terem um fim de vida mais digno, ou recebem, e o que o Estado paga por isso é inferior ao que devia”, denuncia o líder do PSD. O encontro prolongou-se durante quase duas horas, porque, sublinhou Rui Rio, o Governo não tem sido “sensível quanto devia para esta matéria, os apoios são escassos e as instituições têm dívidas a fornecedores e salários em atraso”. No final, o responsável da Associação, José Bourdain, acusou o Executivo de transformar as unidades de cuidados continuados em hospitais “low cost”.

 

 

 

Saúde: Portugal deve “apostar muito mais na prevenção”

“O que mais esteve em evidência é a necessidade de Portugal passar a apostar muito mais na prevenção do que no tratamento”, afirmou na segunda-feira, o Presidente do PSD, após a reunião com a Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública. Rui Rio alertou, assim, que, “atualmente, se investe pouco na prevenção” e defendeu ser “vital” fazê-lo.