Conselho Estratégico Nacional: Conciliar o saber com a juventude

12 abr 2018

 

Rui Rio apresentou, esta quinta-feira, os 32 nomes que fazem parte do Conselho Estratégico Nacional (CEN). São 16 coordenadores e 16 porta-vozes de reconhecido mérito, oriundos do PSD e da sociedade civil. A primeira reunião do CEN terá lugar no dia 21 de abril em Coimbra

 

Na apresentação do CEN, Rui Rio explicou que “conciliar a experiência acumulada” com a juventude significa extrair o que há de melhor entre gerações diferentes. A sociedade constrói-se, frisou o presidente do PSD, “no equilíbrio destes dois fatores”.

O CEN irá acompanhar os temas da atualidade e ao mesmo tempo produzir reflexão do ponto de vista estrutural nas seguintes áreas: Assuntos Europeus; Relações Externas; Finanças Públicas; Reforma do Estado, Autonomias e Descentralização; Defesa Nacional; Justiça, Cidadania e Igualdade; Segurança Interna e Proteção Civil; Agricultura, Alimentação e Florestas; Infraestruturas e Coesão do Território; Ambiente, Energia e Natureza; Economia, Trabalho e Inovação; Saúde; Solidariedade e Sociedade de Bem-Estar; Educação, Cultura, Juventude e Desporto; Ensino Superior, Ciência e Tecnologia; e Assuntos do Mar.

Numa lógica de coesão territorial, as diferentes secções temáticas estarão distribuídas por todo o País: duas terão sede em Coimbra (Reforma do Estado e Justiça), duas no Porto (Infraestruturas e Solidariedade), uma em Viseu (Agricultura, Alimentação e Florestas) e uma em Aveiro (Ambiente, Energia e Natureza), e as restantes em Lisboa (as Finanças Públicas estarão repartidas entre a capital e o Porto).

O CEN é coadjuvado por uma Comissão Consultiva e por uma Comissão Permanente. A reflexão e o trabalho produzidos pelo CEN (relatórios, propostas e recomendações) farão parte do programa a apresentar às eleições legislativas de 2019. O coordenador geral do CEN é o Prof. David Justino.