Hospital de S. João: Obras em ala pediátrica aguardam por autorização de Centeno

10 abr 2018

 

O PSD vai exigir ao ministro das Finanças que esclareça as queixas que vieram a público sobre o atendimento no Hospital de S. João do Porto. Ricardo Baptista Leite acusa Mário Centeno de privilegiar os resultados do défice, em detrimento da “saúde dos portugueses

 

O PSD avançou, esta terça-feira, que vai confrontar o Governo, mais concretamente o ministro das Finanças, com informações vindas a público sobre o atendimento pediátrico no Hospital de S. João, no Porto. O deputado Ricardo Baptista Leite indicou, ainda, que os social-democratas pretendem ouvir a administração do hospital, “para esclarecer o que se está a passar”, precisou.

Teremos, amanhã de manhã, uma audição com o ministro das Finanças que é, de facto, o ministro da Saúde em funções”, disse Ricardo Baptista Leite, em declarações na Assembleia da República. “É ele que, neste momento, está a tomar as decisões na Saúde”, criticou, assinalando que o ministério “está refém” quer da “extrema-esquerda”, quer das decisões de Mário Centeno.

Depois de terem sido divulgadas informações a darem conta de que a quimioterapia pediátrica, no Hospital de S. João no Porto, está a decorrer num corredor, Ricardo Baptista Leite acusou o ministro das Finanças de ter, “sobretudo, uma agenda pessoal” que o faz colocar “o défice acima da saúde dos portugueses”. “O PSD não pode ficar indiferente”, disse.

O social-democrata lembrou que foi a própria administração do hospital a afirmar que “assim que o novo governo entrou em funções, as obras desta nova ala pediátrica foram suspensas [depois de iniciadas pelo anterior executivo]”. Assinalou ainda que, de acordo com o próprio secretário de Estado da Saúde, as obras “aguardam, como sempre, que Mário Centeno dê autorização para libertar a verba”. Considerou, por isso, tratar-se de uma situação “inaceitável”.

O País tem assistido à degradação dos serviços prestados aos doentes com cancro”, referiu o deputado, acrescentando que estas crianças “estão a ser tratadas em condições que não são dignas do Serviço Nacional de Saúde, nem do nosso País”.

Na audição marcada para esta quarta-feira, o PSD procurará questionar Mário Centeno a propósito de várias situações prementes que estão a afetar os portugueses.