Rui Rio recebe Embaixador da Alemanha

07 mar 2018

 

É importante, para Portugal, ter uma relação estabilizada com aquele que é o principal país e o principal motor da União Europeia”, considerou Rui Rio, esta quarta-feira, após um encontro com o embaixador da República Federal da Alemanha em Portugal, Christof Weil. O presidente do PSD destaca as boas relações entre os dois países e espera que o futuro traga mais “investimento de qualidade” alemão para Portugal

 

No rescaldo da visita do Presidente da República Federal da Alemanha, o presidente do PSD recebeu, esta quarta-feira, na sede nacional, o embaixador Christof Weil, uma reunião que descrevem como frutífera e interessante. “O que me trouxe aqui, hoje, foi ter uma conversa com o novo líder do partido mais importante da oposição que, além disso, frequentou o Colégio Alemão do Porto”, apontou o representante alemão em Portugal, notando a facilidade de comunicação com o líder do PSD.

O embaixador alemão em Portugal “estava interessado em ouvir aquilo que é a minha visão da situação portuguesa neste momento e da situação do PSD também” que “tive todo o gosto em dar”, apontou o presidente do PSD, explicando de que forma “se conjugam as duas num futuro próximo”. Para Rui Rio, a visita do chefe de Estado alemão a Portugal, na passada semana, demonstrou que “o relacionamento entre Portugal e a Alemanha é profundamente equilibrado”, sem “aquelas tensões que vivemos no período” do ajustamento e resgate financeiros. “Acho que as coisas estão estabilizadas”, garantiu o líder do partido.

É importante, para Portugal, ter uma relação de respeito e estabilizada com aquele que é o principal país e o principal motor da União Europeia”, garantiu. “Nesse sentido, a visita do Presidente da República da Alemanha aqui a Portugal na semana passada e a sua interação com o nosso Presidente da República é algo de importante para cimentar mais ainda essa boa relação que, como sabemos, nunca foi má, mas foi mais tensa, aqui há uns anos, por força das circunstâncias económicas”, indicou.

Na perspetiva do embaixador Christof Weil, a visita do seu chefe de Estado “mostrou que, assim como o Presidente português disse, não temos nem um único problema bilateral, é uma relação excelente”.

Para Rui Rio, as boas relações atuais podem abrir a porta a um maior entendimento dos “problemas de Portugal” por parte da Europa. “E pode também traduzir-se numa maior abertura para haver investimento alemão em Portugal”, acrescentou. “O investimento estrangeiro vindo da Alemanha é, normalmente, um investimento de qualidade”.

Rui Rio ressalva que pode haver tendência para que o investimento procure “mão de obra mais barata”, notando que Portugal tem aí o dever de “selecionar” e “facilitar o mais possível aquele investimento que mais nos interessa, que é o investimento que gera maior valor acrescentado”, já que isso significa “que podemos pagar melhores salários e elevar o nível de vida português”. “É desse investimento que nós precisamos e o investimento alemão tem todas as condições para ter essas características”, concluiu.

O embaixador Christof Weil manifestou “grande satisfação” pela existência de “um novo tipo de investimento alemão” virado para as novas tecnologias que considera serem o futuro.

Saio desta excelente conversa muito impressionado e desejamos tudo de bom ao presidente”, disse ainda o representante da República Federal da Alemanha à saída do encontro que decorreu na sede nacional do PSD.

 

Vídeo aqui.

 

 

Fotografias do encontro disponíveis aqui.