Incêndios: José Manuel Fernandes escolhido como o relator para o Fundo de Solidariedade

06 mar 2018

 

José Manuel Fernandes foi escolhido como relator do Parlamento Europeu para a mobilização do Fundo de Solidariedade da União Europeia para apoio às populações afetadas pelos incêndios ocorridos em Portugal, em 2017.

Prevê-se que Portugal venha a receber mais de 50 milhões para apoiar as populações e as regiões afetadas, depois da destruição provocada pelos incêndios florestais do ano passado, que causaram prejuízos avaliados em cerca de 1.458 mil milhões de euros e uma área ardida superior a 400 mil hectares.

O eurodeputado do PSD defende que é fundamental “que o Governo nessa reprogramação não se esqueça das populações e das zonas afetadas” e pede “celeridade na decisão do Parlamento e do Conselho para que o dinheiro chegue rapidamente às populações e se acelere o processo de reconstrução das áreas devastadas”.

José Manuel Fernandes irá ainda propor “que o Parlamento recomende que a Comissão aprove a reprogramação do Portugal 2020 para fazer face aos prejuízos e ajudar as populações afetadas pelas tragédias ocorridas em 2017”.

O relatório será apresentado na Comissão de Orçamentos do Parlamento Europeu, no próximo dia 22 de março, e votado em Plenário no final de maio.