Fundos comunitários: Diálogo entre PSD e Governo arrancou esta terça-feira

27 fev 2018

Há bastante sintonia”, referiu o vice-presidente do PSD, Castro Almeida, depois da primeira reunião com o ministro do Planeamento e das Infraestruturas sobre o próximo quadro comunitário. “Estou convencido de que vai ser possível chegar a acordo”, acrescentou o social-democrata esta terça-feira, em Lisboa. Prevê-se que o próximo encontro seja mais alargado e que venha a acontecer dentro de duas semanas.

Este encontro marcou, assim, o início do diálogo entre o PSD e o Governo. Depois de o líder social-democrata ter defendido um esforço dos vários partidos em benefício do País e de ter anunciado como prioritários os temas do quadro comunitário de apoio e da descentralização, o vice-presidente Castro Almeida reuniu-se, então, com Pedro Marques.

Manuel Castro Almeida foi designado coordenador para o tema do próximo quadro comunitário de apoio na primeira reunião da Comissão Política Nacional. Defendendo que o trabalho a desenvolver deve ser “sério”, o vice-presidente explicou, em declarações nesta segunda-feira, que o objetivo é “procurar articular posições com o Governo, para que se possa apresentar em Bruxelas com o conforto de um grande consenso nacional”. O PSD pretende, assim, “dar força negocial às posições de Portugal junto da União Europeia”.

Para o efeito, numa primeira instância prevê-se um diálogo a propósito do próximo ciclo de fundos europeus para, depois, abordar “questões internas” cujo consenso, segundo realça o ex-secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, além de “mais exigente”, pode ser “mais difícil”.