Conheça a Comissão Permanente do PSD

23 fev 2018

 

A Comissão Permanente do Partido Social Democrata foi empossada no 37.º Congresso Nacional que decorreu, entre 16 e 18 de fevereiro, em Lisboa. David Justino, Elina Fraga, Isabel Meirelles, Manuel Castro Almeida, Nuno Morais Sarmento e Salvador Malheiro são os vice-presidentes da direção de Rui Rio. Feliciano Barreiras Duarte, por sua vez, assumiu o cargo de Secretário-geral do Partido

 

David Justino


Reconhecido pelo trabalho desenvolvido na educação e na área social, David Justino foi o coordenador da moção estratégica do líder dos social-democratas, Rui Rio. Licenciado em Economia, mestre em Economia e Sociologia Histórica, e doutorado em Sociologia, o social-democrata integra, agora, a vice-presidência do PSD.

David Justino foi presidente do Conselho Nacional de Educação, entre 2014 e 2017. Começou por ser assistente do Instituto Superior de Economia e Gestão e é professor associado com agregação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Sociologia Histórica, Sociologia da Educação, Sociologia Histórica da Educação e Políticas Educativas são áreas de investigação em que tem desenvolvido atividade.

Foi vereador na Câmara Municipal de Oeiras e deputado à Assembleia da República. No XV Governo Constitucional, desempenhou funções como ministro da Educação e, mais tarde, foi assessor do anterior Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, para os Assuntos Sociais.

 

 

Elina Fraga


A vice-presidente Elina Fraga licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra e iniciou a sua prática como advogada em Mirandela. Foi a segunda mulher a assumir o cargo de bastonária da Ordem dos Advogados, ao ser eleita em 2014 contra cinco listas concorrentes.

Integrou as listas do PSD de Mirandela, em 2005, como independente, mas não tardou em aderir à social-democracia. Filiou-se em 2007 e, no ano seguinte, estreou-se como observadora no XXXI Congresso Nacional.

Elina Fraga integrou a assembleia municipal de Mirandela durante dois mandatos, foi vice-presidente de secção, assim como membro da Comissão Política Distrital. Foi ainda membro do Conselho Nacional do PSD.

 

Isabel Meirelles


Destaca-se nos temas da União Europeia. Rosto muito conhecido no meio, Isabel Meirelles é vice-presidente do PSD. Licenciada em Direito e advogada de profissão, Isabel Meirelles aprofundou os seus conhecimentos sobre o projeto europeu no próprio Colégio da Europa, em Bruges.

Depois de assumir a candidatura à presidência da Câmara Municipal de Oeiras pelo PSD, Isabel Meirelles desempenhou funções como vereadora pelos social-Democratas na autarquia.

Senior lecturer no Centro Europeu de Juízes e Advogados no Luxemburgo, assim como presidente da Agência Portuguesa de Segurança Alimentar. Do seu percurso, destaque ainda para o facto de ser sido adjunta de ministros da Justiça dos II, VI e VII Governos Constitucionais. Esteve no executivo liderado por Francisco Sá Carneiro como primeiro-ministro e no governo que se seguiu, de Francisco Pinto Balsemão. Lecionou no curso de Estágio da Ordem dos Advogados, bem como na Universidade Autónima de Lisboa, ISCTE e Escola Superior de Comunicação Social. Foi, também, formadora no SEF.

 

Manuel Castro Almeida


Rui Rio confiou-lhe a pasta do próximo quadro comunitário de apoio. Manuel Castro Almeida é outro dos nomes que regressam à vice-presidência do PSD. Licenciado em Direito e com uma pós-graduação pelo Instituto Internacional de Administração Pública de Paris, enveredou ainda jovem na vida autárquica.

De auxiliar administrativo dos serviços municipalizados das Águas de S. João da Madeira, tornou-se técnico da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Depois de ter sido chefe da Divisão Jurídica da Direção de Serviços de Apoio às Autarquias Locais, foi nomeado administrador dessa mesma instituição.

O social-democrata assumiu funções de deputado em 1991, sendo coordenador das comissões parlamentares de Economia e Finanças; Educação, Ciência e Cultura; e Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

Foi secretário de Estado da Educação e Desporto, no XII Governo Constitucional, e secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, no XIX Governo Constitucional. Foi presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, cargo que ocupou ao longo de três mandatos consecutivos.

No plano partidário, foi secretário-geral adjunto; vice-presidente durante a liderança de Manuela Ferreira Leite; e conselheiro nacional do PSD.

 

Nuno Morais Sarmento


Depois de ter sido o mandatário nacional da candidatura de Rui Rio à liderança social-democrata, Nuno Morais Sarmento regressa à vice-presidência do PSD. Cruzou-se com a política ainda no ensino secundário no Liceu Camões, em Lisboa, quando integrou aquela que viria a ser a primeira associação de estudantes legalizada, no pós-25 de Abril de 1974.

O social-democrata começou por ser militante da JSD. Conta com duas passagens pela vice-presidência do partido, tendo também presidido ao Conselho de Jurisdição Nacional. Foi ministro da Presidência do XV Governo e ministro de Estado e da Presidência do XVI Governo.

Licenciado em Direito, Morais Sarmento é advogado. Foi assessor jurídico do Gabinete do Alto Comissariado do Programa Nacional de Prevenção da Toxicodependência – Projeto Vida, assim como administrador do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.

Foi membro da Comissão Nacional de Proteção de Dados Pessoais, representante de Portugal na Autoridade de Controlo Comum do Espaço Schengen e vogal do Conselho Superior do Ministério Público.

 

Salvador Malheiro


Presidente da Câmara Municipal de Ovar desde 2013 (onde também foi vereador), Salvador Malheiro foi escolhido pelo Presidente, Rui Rio, para a vice-presidência do PSD. Tinha já conduzido a campanha da candidatura de Rui Rio nas mais recentes eleições diretas.

Engenheiro mecânico de formação, do percurso de Salvador Malheiro faz parte uma passagem pelo French Petroleum Institute, onde estudou o desenvolvimento da tecnologia usada em motores de combustão interna. Em 1997, começou a lecionar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (atualmente de licença).

Regressou, mais tarde, a França para trabalhar no centro de investigação da Renault, tendo ainda realizado o doutoramento na sequência de uma parceria com a Universidade de Poitiers. Autor de publicações sobre Bioenergia, Biomassa e Energias Renováveis, exerceu funções na embaixada da Suécia, em Lisboa.

 

Feliciano Barreiras Duarte


Jurista e professor universitário, Feliciano Barreiras Duarte é o secretário-geral do Partido Social Democrata.

É licenciado e mestre em Direito. 

Barreiras Duarte tem, no currículo, vários títulos publicados. Deputado à Assembleia da República, integra a Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e preside à Comissão de Trabalho e Segurança Social. É membro do Conselho Consultivo do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina e é o presidente do Conselho Fiscal da Fundação Batalha de Aljubarrota.

Foi secretário de Estado adjunto do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares no XIX Governo Constitucional. Desempenhou funções como secretário de Estado Adjunto nos governos de Durão Barroso e Pedro Santana Lopes.

Foi distinguido com várias condecorações e louvores, com destaque para o Prémio Revelação Política Nacional, em 1997, pela Revista Valor; a distinção com a Medalha de Mérito da ARESP, em 2004; e o Prémio de Mérito Personalidade do Ano da Fundação Jorge Álvares, em 2008.

É cidadão honorário dos concelhos de Óbidos e Bombarral.

Texto retificado a 10 de março de 2018