Rui Rio: “Estamos completamente disponíveis para conversar com os outros partidos”

19 fev 2018

 

O Presidente do PSD reafirmou, após reunião com Marcelo Rebelo de Sousa, que os social-democratas pretendem dialogar com todos os partidos, para que, através da cooperação, se consiga fazer reformas no País

 

Estamos completamente disponíveis para conversar com os outros partidos”, reforçou esta segunda-feira Rui Rio, líder dos social-democratas, depois da reunião com o Presidente da República. Reiterou, assim, a predisposição do PSD para dar resposta a uma preocupação que disse ser, normalmente, comum a todos os presidentes da República: “o diálogo entre partidos, de modo a que se consiga através dessa cooperação fazer algumas reformas e abordar temas que, de outra forma, não é possível”.

Em declarações aos jornalistas, Rui Rio destacou que a abertura para o diálogo é, aliás, “a principal mensagem” que o PSD quer deixar após a reunião em Belém. Lembrando que trabalhou com Marcelo Rebelo de Sousa no partido e que têm “uma particular afinidade”, afirmou que trocaram “ideias sobre a situação portuguesa”.

O Presidente do PSD explicou que, agora que os órgãos sociais tomaram posse, iniciar-se-ão reuniões através das quais será possível “definir e delinear” propostas. “As áreas prioritárias serão definidas com o próprio PSD”, esclareceu, recordando que durante a campanha e no 37.º Congresso Nacional elencou vários temas.

Reiterando que o partido está recetivo “àquilo que podem ser as sugestões dos outros partidos”, o Presidente do PSD referiu que o diálogo se deve centrar no que “todos possamos entender como prioritário”. Esclareceu não estar “a falar apenas em diálogo com um outro partido”, mas com todos. “Tudo isto tem o seu tempo”, alertou, sublinhando a necessidade do debate e da reflexão.

O Presidente do PSD foi acompanhado pelo secretário-geral, Feliciano Barreiras Duarte, assim como pelos vice-presidentes Isabel Meirelles, Nuno Morais Sarmento e Manuel Castro de Almeida. “Viemos apresentar cumprimentos ao senhor Presidente da Repúblico, como é normal depois dos congressos partidários”, começou por dizer. “Fizemos a nossa leitura da forma como decorreu o congresso”, referiu, salientando que a reunião magna se destacou a união dos social-democratas.  

 

Declarações de Rui Rio após audiência com Sua Excelência o Presidente da República aqui