Unidade de Queimados: Governo desinveste na região Centro

12 fev 2018

O Governo desconsidera a região Centro no plano das prioridades da saúde pública, nomeadamente a Unidade de Queimados do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Os deputados do PSD recordam, em pergunta regimental dirigida ao ministro da Saúde, que a referida unidade “funciona num pavilhão com cerca de 50 anos, a carecer de remodelação, bem como de novos equipamentos e de um reforço de meios técnicos”.

Os dois grandes incêndios de 2017, que deflagraram no centro do País, vieram mostrar a necessidade de apostar na referenciação de doentes queimados no Serviço Nacional de Saúde. No entanto, o PSD teme que possa estar em curso o desinvestimento nos cuidados desta área. “Importa, neste contexto, garantir que o Governo investirá no CHUC e não reduzirá, ao invés, o número de camas disponíveis para doentes queimados nesse estabelecimento hospitalar, em benefício dos hospitais do SNS localizados nas cidades de Lisboa e do Porto. Tal não só prejudicaria os utentes do SNS da região Centro, como significaria uma inaceitável discriminação negativa daquela região”, referem os deputados.

Os parlamentares do PSD consideram, também, insuficiente a existência de uma única Unidade de Queimados Pediátrica, que funciona no Hospital de Dona Estefânia em Lisboa. Apelam, nesse sentido, ao ministro da Saúde que avance com a criação de uma Unidade de Queimados Pediátrica no Norte e outra similar na região Centro.

Para o PSD, a decisão de futuras localizações de Unidades de Queimados Pediátricas deve basear-se numa “avaliação estritamente técnica” e fundamentada.

 

Perguntas dirigidas ao ministro da Saúde


  • “Garante o Governo que não haverá uma redução do número de camas para doentes queimados no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra?
  • Qual o motivo pelo qual desconsidera o Governo as prioridades de requalificação constantes do projeto de uma nova Unidade de Cuidados Críticos para o CHUC?
  • Qual o financiamento global e qual o cronograma de investimento previstos para a requalificação das unidades de queimados no Serviço Nacional de Saúde até 2020?
  • Por que razão não considerou o Governo, no Despacho n.º 9496/2017, de 27 de Outubro, a criação de uma unidade de queimados pediátrica na região Centro do País, designadamente no CHUC/Hospital Pediátrico?
  • Qual o racional para essa grave omissão e vai o Governo corrigi-la?
  • Qual o critério, em termos de ratio cama por habitante, na distribuição regional das unidades de queimados agora a redefinir?
  • Qual será a integração regional e nacional das camas de cuidados críticos de queimados pediátricos?