Hospital da Madeira: Declarações da socialista Catarina Mendes “causam perplexidade”

06 fev 2018

Rubina Berardo, Paulo Neves e Sara Madruga da Costa, deputados do PSD, pedem ao primeiro-ministro, António Costa, que esclareça, as declarações de Ana Catarina Mendes sobre o novo hospital da Madeira, segundo as quais “o Governo Regional da Madeira” tem “falta de ambição na construção do novo hospital central”. É que, o Governo da República comprometeu-se, no orçamento de 2017, a transferir 50% da despesa da obra, o que, até à data não se verificou.

Mesmo descontando os efeitos da euforia de congresso, não pode valer tudo para promover o PS na Madeira”, critica Rubina Berardo, referindo-se à secretária geral-adjunta do PS. “A saúde, o bem-estar da população e a verdade devem estar acima dessa tentação socialista”, salienta.

Os deputados eleitos pelo círculo da Madeira consideram, na pergunta regimental dirigida a António Costa, que “é consensual a necessidade de ser construído um novo hospital que permita assegurar à população cuidados hospitalares seguros, de qualidade e altamente diferenciados, evitando a deslocação de doentes ao exterior”.

Denunciam, assim, que “apesar de o Governo da República se ter comprometido com o financiamento de 50% da despesa relativa à obra através do Orçamento do Estado (OE) para 2017, ainda nenhuma verba foi transferida”. Em contrapartida, “o Governo Regional da Madeira já inscreveu, em sede de orçamento regional, verbas concretas para fazer face às despesas do projeto”, informam.

Lembrando que “a maioria parlamentar chumbou as propostas dos deputados do PSD-Madeira para os Orçamentos do Estado 2017 e 2018, relativas a verbas para o financiamento do novo hospital central”, os social-democratas afirmam que as declarações de Ana Catarina Mendes “causam profunda perplexidade, pois não se fundamentam na realidade”, pelo que exigem esclarecimentos ao também secretário-geral do PS.

 

Perguntas dirigidas ao primeiro-ministro


  • Em que artigo dos Orçamentos do Estado aprovados para 2017 e/ou 2018 figura uma verba para financiar o projeto do novo hospital central da Madeira?
  • Confirma que o despacho que cria o Grupo de Trabalho sobre o novo hospital central da Madeira foi somente assinado pelo ministro das finanças a 27 de setembro de 2017?
  • Após dois anos de mandato, como é que o Governo da República tem apoiado financeiramente o projeto do novo Hospital Central da Madeira?