PSD Viseu desafia Eduardo Cabrita a explicar cancelamento da Via dos Duques

30 jan 2018

 

O PSD Viseu desafiou o ministro da Administração Interna a explicar “a razão pela qual o atual Governo cancelou a construção da Via dos Duques – solução viável deixada em curso pelo anterior Executivo para resolver a ligação em autoestrada entre Viseu e Coimbra”. Em comunicado, critica as declarações de Eduardo Cabrita, aquando do congresso da Associação Nacional das Freguesias que decorreu em Viseu, entre sexta e domingo.

Lembrando que “não há fundos comunitários disponíveis” e que “o investimento público é o mais baixo dos últimos 50 anos”, os social-democratas perguntam “como pretende o Governo realizar este investimento”. Referem que “o atual Governo, em março de 2016, cancelou o concurso para elaboração do estúdio prévio da Via dos Duques” para, logo, perguntar: “afinal, de quem é a culpa, senhor ministro? Quem é que não estabeleceu como prioridade o investimento nas estradas?”.

Eduardo Cabrita acusou o executivo PSD/CDS-PP de ter “considerado ‘prioridade negativa’ o investimento nas estradas”. De acordo com o PSD Viseu, “trata-se de uma acusação falsa”, na medida em que, “como todos sabemos, se alguém considerou o investimento em estradas como prioridade negativa, para o período 2014-2010, foi a Comissão Europeia”, cuja porta-voz, Shirin Wheeler, afirmou em 2014 que “fundos comunitários não iriam pagar nem mais um quilómetro de estradas em Portugal”.

Para os social-democratas, as afirmações de Eduardo Cabrita provam, uma vez mais, “do que este Governo é capaz”. “Perante a incapacidade de resolver problemas, limita-se a ‘passar culpas’ para o anterior Governo, evidenciando, a todo o custo, que as reais prioridades deste Governo passam pelas eleições de 2019”, denunciam.

Assim, o PSD Viseu exige ao ministro da Administração Interna “um pedido de desculpas público aos portugueses por ter faltado à verdade” e que explique o cancelamento da construção da Via dos Duques entre Viseu e Coimbra.