Espinho: “Sistema de saúde está a servir mal aquelas populações”

26 jan 2018

Desafio o Partido Comunista, o Bloco de Esquerda e o Partido Ecologista Os Verdes a darem utilidade à sustentação política que fazem deste Governo e a concretizarem aquilo que aqui recomendam”, disse Luís Montenegro, esta sexta-feira na Assembleia da República. Referia-se às propostas de reabertura do serviço de urgência básica do Hospital Nossa Senhora da Ajuda, em Espinho, que foi encerrado, em 2007, pelo executivo socialista. “Todo o sistema de saúde está a funcionar mal naquela região e está a servir mal aquelas populações”, denunciou.

Temos [PSD] dúvidas de que seja hoje realista reabrir, de um momento para o outro, esta urgência”, assinalou o deputado, explicando a proposta social-democrata: “cremos que está ao alcance do Governo poder, pelo menos, abrir um serviço de atendimento permanente, com consulta aberta não programada que tem todas as condições para servir a população de Espinho e dos concelhos limítrofes”.

De acordo com Luís Montenegro, “a situação é gravíssima” naquela região. Alertou para o “funcionamento caótico” das urgências do Hospital de Gaia, assim como para a inexistência de meios suficientes “em todas as outras unidades de saúde que podem acorrer às necessidades do concelho de Espinho e, também, do sul do concelho de Gaia”. Segundo referiu, “os centros de saúde têm cada vez menos meios e os horários são cada vez mais apertados para as consultas abertas não programadas que poderiam suprir parte das necessidades dos que vão à urgência do Hospital de Gaia”.