PSD PROPÕE: Projetos-piloto de ordenamento florestal para o interior

18 jan 2018

Os concelhos de Mação, Oleiros, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, Proença-a-Nova, Gavião e Nisa devem acolher projetos-piloto de ordenamento florestal. “São concelhos que têm sido abandonados na ajuda e na reconstrução dos fogos” [do ano passado], especificou Duarte Marques, deputado do PSD, na apresentação esta quinta-feira no Parlamento de três iniciativas legislativas sobre a matéria.

O Governo não tem sido capaz de aproveitar todos os mecanismos para reconstruir as zonas e povoamentos rurais atingidos pela catástrofe dos incêndios, estando ainda muitas das áreas em situação de abandono, incluindo na dimensão cultural.

Duarte Marques reitera a necessidade desses concelhos do interior poderem recorrer aos instrumentos financeiros colocados à disposição pelo Plano Juncker. “Deve o Governo fazer este investimento, mostrar o seu empenho em apresentar esta solução, recorrendo ao Plano Juncker e alargá-los a estes concelhos”, destacou.

Para o PSD, as áreas ardidas devem ser “aproveitadas como oportunidade de reflorestação ordenada, geridas de forma a garantir um rendimento atrativo para os seus produtores, cumprindo ao mesmo tempo as boas práticas florestais”.

Na exposição dos motivos dos diplomas, os deputados do PSD referem que “reduzir a área ardida da floresta portuguesa tem de ser um objetivo comum do País, devendo todas as políticas públicas ser orientadas para essa finalidade, o que não tem infelizmente sucedido”.