Deputados lançam Roteiro “Valorização do Conhecimento”

18 jan 2018

O Roteiro “Valorização do Conhecimento” será dinamizado pelos deputados do PSD nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa e Porto. Tem como objetivo a discussão de diplomas apresentados no âmbito da inovação e valorização do conhecimento, bem como a recolha de sugestões de melhoria no âmbito das políticas públicas.

Para Margarida Mano, vice-presidente da bancada social-democrata, as “políticas públicas para a valorização do conhecimento, ao longo dos últimos 15 anos, não têm tido o sucesso esperado”. Afirma que “é urgente acelerar o crescimento do retorno económico e social deste esforço público muito prolongado”. Apesar do investimento significativo em I&D na última década, com indicadores que colocam Portugal acima da média europeia no que toca a número de doutorados, artigos científicos publicados ou de patentes, “em termos de impactos económicos e de inovação, o País fica bastante aquém do esperado”.

Os deputados social-democratas apresentaram, em outubro do ano passado, seis iniciativas legislativas (três projetos de lei e três projetos de resolução) que são, na sua globalidade, relativas à valorização do conhecimento. Têm como meta a melhoria das políticas e das condições para a inovação e valorização económica do conhecimento, a transferência e proteção do conhecimento e da sua propriedade, bem como a promoção de uma política de emprego de I&D qualificado no tecido económico.

“Conhecer mais significa investigar e descobrir realidades novas, novas formas de progresso que se irão traduzir num maior crescimento económico e num maior desenvolvimento da sociedade”, defende a deputada Margarida Mano. “Criar valor social e económico corresponde a transformar os resultados científicos geralmente produzidos em ambiente académico em fatores de competitividade e diferenciação que permitem obter ganhos económicos no mercado e melhorias sociais significativas”, acrescentou.

Com o Roteiro “Valorização do Conhecimento”, o PSD pretende, agora, discutir aquelas iniciativas nos três mundos envolvidos: ensino superior, sistema de transferência de conhecimento e economia real. Este contacto direto com atores interessados é decisivo para o enriquecimento das políticas públicas: universidades, institutos politécnicos, institutos de interface, investigadores de referência, centros tecnológicos, entidades públicas do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), empresas do TOP 10 com maior investimento em I&D em 2016, e associações relevantes na área, bem como personalidades diversas. 

O Roteiro, que arrancou esta semana e se prolonga até ao fim do mês de janeiro, integra três ações temáticas que se desenrolarão nos distritos referidos, de norte a sul do País: Propriedade Intelectual (Sul); Emprego de Doutorados (Centro); Transferência do Conhecimento (Norte).