Pesca da sardinha: “O Governo está em falta para com estes pescadores”

16 jan 2018

O Governo está em falta para com estes pescadores” que se dedicam à pesca da sardinha, disse Cristóvão Norte, esta terça-feira no Parlamento, depois de ter denunciado que há subsídios em atraso. Em audição à ministra do Mar, o social-democrata salientou a importância de o Governo ser “mais expedito no lançamento dos apoios”, já que estes profissionais enfrentam dificuldades.

O deputado lembrou que “há um ano, quando se verificou a suspensão da pesca da sardinha, em janeiro os armadores e pescadores receberam os correspondentes subsídios pela suspensão da atividade”. Vieram, recentemente, a público notícias de que os subsídios estão, atualmente, em atraso, uma vez que o despacho foi “publicado com um mês de atraso”.

Destacando que as restrições de quotas correspondem “à necessidade de haver um equilíbrio ambiental, económico e social”, Cristóvão Norte referiu que “o que nos [PSD] parece particularmente prejudicial é o facto de se revelar a incapacidade do Governo em garantir, em tempo útil, que os seus compromissos sejam cumpridos”. “Se queremos um clima de paz social na pesca da sardinha, protegendo estas pessoas, obviamente que cabe ao Governo despoletar todos os mecanismos, no sentido de que os apoios sejam colocados no terreno”, reforçou.

O deputado lembrou que, em outubro, se apresentaram vários cenários, “entre os quais a suspensão da pesca da sardinha”. Recordou “declarações da ministra que, depois, teve de recuar em relação ao que tinha dito”, circunstância esta que “lançou um clima de muita desconfiança e incompreensão nos armadores e pescadores”. Afirmou, assim, que “é absolutamente determinante avaliar quais são as opções do Governo” sobre esta matéria.