Eleições diretas: Rui Rio eleito presidente do PSD

15 jan 2018

Os militantes confiaram-me a liderança nacional do nosso partido”, afirmou Rui Rio, este sábado, depois de ter sido eleito presidente da Comissão Política Nacional do PSD.

Os portugueses terão em nós um partido com a vontade inabalável de servir Portugal e de procurar contribuir para dar a todos a oportunidade de um futuro melhor”, assegurou na declaração que se seguiu à divulgação dos resultados. Militante com o n.º 3087, Rui Rio apresentou-se às eleições diretas com a proposta de estratégia global “É Hora de Agir”, tendo sido eleito o 18.º presidente dos social-democratas.

Para Rui Rio, “o PSD é o partido que deu ao País o maior impulso de crescimento e desenvolvimento económico da democracia portuguesa” e que “sempre soube liderar as mais importantes reformas estruturais que a nossa história democrática regista”. Referiu, assim, que “é a este PSD que iremos dar continuidade”.

Estas eleições diretas foram marcadas por uma grande mobilização dos militantes social-democratas, tendo votado mais de 60% dos 70 692 eleitores. Os números revelam uma forte participação e refletem um partido vivo, mobilizado e empenhado na sua vida interna, na sua missão como principal partido da oposição e no caminho para voltar a liderar o governo do País.

O sufrágio decorreu com toda a normalidade em 325 secções, prova da elevação e maturidade democráticas que sempre caracterizaram o PSD. 

Foram, também, eleitos os delegados ao 37.º Congresso do PSD que se realiza entre 16 e 18 de fevereiro, no Centro de Congressos de Lisboa. Serão, então, eleitos e empossados os órgãos nacionais.