Cuidador informal: Social-democratas solicitam estudo sobre criação de estatuto

12 jan 2018

Deputados do PSD solicitam, aos ministérios da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que disponibilizem o estudo sobre a “Criação do Estatuto do Cuidador Informal”.

Existindo em Portugal uma elevada taxa de cuidados domiciliários informais, é da mais elementar justiça o reconhecimento do inestimável papel social dos cuidadores informais que, não raro, são familiares ou amigos das pessoas dependentes que carecem daqueles cuidados”, escrevem os social-democratas em requerimento dirigido ao ministro da Saúde. “O Governo continua a adiar a adoção de soluções legislativas que assegurem um adequado apoio aos cuidadores informais, apesar de o Parlamento já ter efetuado ao Executivo diversas recomendações nesse sentido”, denunciam.

Em julho, o Governo informou a Assembleia da República de que o estudo estava a decorrer e que estaria em “fase final de redação”. “Decorrido meio ano desde esta informação, importa facultar ao Parlamento o conhecimento do estudo referido”, sustentam.