CTT: Fecho de balcões prejudica população idosa da Madeira

08 jan 2018

O PSD considera inadmissível a decisão de encerramento de duas estações dos Correios na Região Autónoma da Madeira e que irá prejudicar, sobretudo, a população mais idosa e sem acesso a transportes públicos.

Os deputados do PSD criticam as razões que motivam o encerramento do balcão dos CTT em Santo António no Funchal, já que se trata de uma das maiores freguesias do arquipélago, onde residem 28 mil habitantes. A descontinuação deste posto “levará à deterioração do serviço público prestado aos habitantes de Santo António, que terão de se deslocar ou à freguesia vizinha de São Roque ou ao centro do Funchal na Calouste Gulbenkian, para efetuarem o reembolso do subsídio social de mobilidade no transporte aéreo”, alerta Sara Madruga da Costa, deputada do PSD.

Noutro caso, está em causa o encerramento do balcão dos CTT na freguesia de Arco da Calheta que, há mais de quarenta anos, funcionava naquela localidade. “A população idosa da freguesia ficará impossibilitada de se deslocar a outra estação dos CTT dada a grande dispersão geográfica, as dificuldades resultantes da orografia e da rede de transportes públicos”, referem os deputados social-democratas eleitos pela Madeira.

O PSD pede esclarecimentos ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, a quem cabe a missão de “formular, conduzir, executar e avaliar as políticas de desenvolvimento e coesão (…), incluindo a regulação dos contratos públicos e a tutela sectorial dos CTT – Correios de Portugal”.

 

Perguntas dos deputados do PSD


  • “Quando é que o Governo teve conhecimento desta decisão de encerramento do balcão dos CTT de Santo António e do Arco da Calheta e que diligências levou a cabo para minimizar os prejuízos para a população?
  • Como explica o Governo o encerramento e a descontinuação do ponto de acesso à rede postal numa das freguesias mais populosas do país com 28 mil habitantes?
  • Como é que esta decisão se coaduna com as políticas de desenvolvimento e coesão, incluindo o desenvolvimento regional e as infraestruturas do país?
  • Está ou não o Governo disponível para sensibilizar os CTT- Correios de Portugal para a necessidade de recuar na decisão de encerramento do balcão dos CTT de Santo António e do Arco da Calheta?
  • Qual a explicação para o encerramento deste balcão, para a descontinuação da estação e para a dispensa dos seus funcionários?
  • A confirmar-se que a razão da restruturação prende-se com a necessidade de reduzir custos para fazer face à remuneração dos acionistas dos CTT - Correios de Portugal, não considera o Governo que os CTT deveriam ter seguido outro caminho não lesivo da população e dos seus trabalhadores?