Financiamento Partidário: “Lei também contém alterações positivas”

04 jan 2018

É preciso afirmar que foram propostas mais de uma dezena de alterações à lei [do financiamento partidário] e só duas delas mereceram contestação pública”, afirmou esta quinta-feira o deputado José Silvano, em plenário. “O próprio Presidente da República afirma que se retirarmos duas delas estaria disposto a promulgar”, salientou. Segundo referiu, “esta lei também contém alterações positivas e feitas com grande consenso”, pelo que “os portugueses também devem saber isso”, já que a opinião pública tem sido “tão intoxicada sobre esta matéria específica”.

Ao recordar as declarações desta quarta-feira do líder parlamentar, o social-democrata reforçou que “o PSD recebeu, com toda a naturalidade, a decisão [de veto] do senhor Presidente da República”. Disse, assim, que se cumpriu “uma regra de ouro da democracia”, em que Assembleia da República e Chefe de Estado “exerceram as suas competências”.

Nenhum partido político deve ser insensível às manifestações dos nossos cidadãos”, alertou José Silvano. “É evidente que o Parlamento, no seu conjunto e pluralidade, deve encontrar novas formas e soluções que vão ao encontro dos portugueses e da sua vontade de maior escrutínio”, considerou, lembrando que o PSD aguarda “pela eleição do próximo líder para tomar uma posição pública sobre esta matéria”.