IV edição da Academia do Poder Local em fevereiro na Guarda

03 jan 2018

Os ASD, em colaboração com o PSD, organizam a IV edição da Academia do Poder Local na Guarda (Hotel Lusitânia) de 02 a 04 de fevereiro. O período de inscrições decorre até 15 de janeiro.

Após a sessão de encerramento da Academia, agendada para a manhã do dia 04 de fevereiro, realizar-se-á o VIII Congresso Nacional dos Autarcas Social-Democratas, onde se definirá a estratégia para o mandato e a eleição dos novos órgãos nacionais da estrutura representativa dos autarcas eleitos pelo PSD.

 

IV edição da Academia do Poder Local

A Academia do Poder Local é destinada, essencialmente, a autarcas em exercício de funções, mas também aberta a candidatos que, não sendo autarcas, estão interessados em melhor conhecer as matérias ligadas ao Poder Local. É já elevado o número de inscritos na Academia (APL2018) mas esperam-se ainda mais até 15 de janeiro, data em que encerra o período de candidaturas. À semelhança dos últimos anos, serão admitidos 70 formandos/participantes na Academia do Poder Local que conta com a preciosa colaboração de vários formadores prestigiados que vão abordar os mais diversos temas relacionados com o Poder Local.

Os temas são vários e do programa constam sessões conferência, durante as refeições, com a presença dos ex-ministros Daniel Bessa, na sexta-feira, Arlindo Cunha e Teresa Patrício Gouveia, no sábado, que abordarão, respetivamente, os temas “A formação de território inovadores para a competitividade de Portugal”, “Descentralizar para promover um Portugal mais equilibrado” e “Coesão e Solidariedade – O papel da sociedade civil?”.

Em auditório, Sérgio Almeida, CEO da Powercoaching, falará como “Comunicar com Impacto”; Álvaro Santos, ex-Presidente do Porto Vivo, tem a seu cargo o tema da “Reabilitação Urbana – Desafios e Oportunidades” e o ex-Secretário de Estado Miguel Castro Neto abordará as “Smart Cities – Transformação na gestão das cidades”. Por sua vez, o secretário-geral da UGT, Carlos Silva, a convite dos ASD falará do “Mercado de trabalho num contexto de fortes transformações tecnológicas”.

A mesa redonda “Experiências Autárquicas”, no domingo de manhã, estará a cargo dos autarcas Almeida Henriques, Alda Correia, Emídio Sousa, presidentes das Câmaras de Viseu, Castanheira de Pera e Santa Maria da Feira, e Olga Freire, presidente da Junta de Freguesia da cidade da Maia.

Este ano continua a aposta, definitivamente ganha, com conversa diretas entre formandos e dois juristas, nas designadas “Sessões Paralelas”, onde João Paulo Zbyszewski e Noel Gomes abordarão com os presentes, divididos em dois grupos rotativos, assuntos relacionados com “Instalação, Atribuições e Competências das Autarquias” e “Finanças Locais, Orçamento e Contratação Pública”.

É com cada vez mais satisfação que, Álvaro Amaro, presidente dos ASD, fala da APL: “uma aposta ganha” porque debate-se e aprende-se em prol de maior conhecimento e experiência para elevar o nível de conhecimento dos que têm ou pretendem vir a ter um papel no Poder Local ao serviço das populações.

A abertura dos trabalhos está agendada para as 20 horas de sexta-feira, dia 2, com a presença do secretário-geral do PSD, José Matos Rosa, e o encerramento oficial decorrerá no domingo, dia 4, com um almoço, mas, na realidade, a APL ainda terá mais um momento com a entrega de diplomas aos formandos quando, às 18h30, o Presidente do PSD encerrar o VIII Congresso Nacional dos ASD, que irá decorrer no mesmo local da APL, na Guarda, a partir das 15 horas.

 

Programa disponível aqui.