BREXIT: Social-democratas exigem “realização urgente de estudo económico”

21 dez 2017

O Partido Social Democrata recomendou ao Governo “a realização urgente de um estudo económico sobre o impacto para a economia portuguesa da saída do Reino Unido da União Europeia, que inclua o impacto direto e indireto detalhado por setor de atividade”. A resolução foi aprovado, esta quinta-feira no Parlamento, com abstenção do PS.

Os social-democratas pretendem, segundo o diploma, que o estudo económico “se debruce particularmente sobre as áreas mais significativas do relacionamento comercial entre Portugal e o Reino Unido”, segundo o diploma.

“Compete às autoridades nacionais acautelar a especificidade de Portugal no contexto da formação da posição conjunta dos UE-27 neste processo, particularmente tendo em consideração os curtos prazos temporais do processo negocial”, pode ler-se na resolução.

“O Governo português já dispôs de quase um ano desde a realização do referendo britânico para encetar diligências no sentido de realizar um estudo económico para não só acautelar o interesse nacional na formação da posição negocial conjunta a UE-27, mas também para fortalecer esses setores mais afetados para o ‘pós-Brexit’”, refere o PSD.

No projeto destaca-se que “os elos económicos e comerciais entre Portugal e o Reino Unido são extremamente relevantes para que se procure analisar as consequências da saída britânica da União Europeia, pela ótica económica portuguesa”.