“Responsabilidade existe e é tempo de a começar a assumir”, disse esta segunda-feira Clara Marques Mendes na audição ao ministro Vieira da Silva a propósito das alegadas irregularidades na associação Raríssimas. “O senhor ministro agiu tarde, todos sabemos”, acusou a deputada, explicando que a inspeção ordenada há uma semana “devia ter ocorrido há meses”.
De acordo com a social-democrata os serviços do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social receberam uma denúncia de irregularidades na Rarísimas em março último. “Porque não foi mandada fazer uma inspeção rigorosa de imediato, mas só depois de noticiada a situação?”, perguntou. Vieira da Silva afirmou, já na audição, não ter recebido “nenhuma denúncia de gestão danosa”, pelo que Clara Marques Mendes questionou: “só as que dizem gestão danosa é que são inspeccionadas?”.
A deputada do PSD lembrou que, em junho, Vieira da Silva teve conhecimento, de uma auditoria a, também, apontar irregularidades, sendo que essa informação apenas foi encaminhada para o Ministério Público. “Impunha-se, também, uma fiscalização por parte do seu ministério”, referiu a social-democrata, argumentando que o ministro tinha em sua posse “dois elementos” revelantes: uma denúncia e uma auditoria.
Clara Marques Mendes também levou à comissão a reunião com uma instituição congénere sueca, em que a Raríssimas “se intitula de fundação”. Vieira da Silva “sabia que não o era, corrigiu esta situação? Demarcou-se ou remeteu-se ao silêncio?”, interpelou.
O PSD desafiou, assim, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social a fazer um exercício, para lhe lançar mais um conjunto de questões: “Não acha que um ministro que fez parte dos corpos sociais de uma instituição tinha a obrigação de ter sido mais firme, rápido e intervir para evitar qualquer suspeição?; “Não devia ter agido de imediato, para que não deixasse qualquer suspeição de conivência?; Não acha que um ministro devia ter feito tudo para evitar que o alarme social existisse?”.
Aquando do início da sua intervenção, Clara Marques Mendes assinalou ser “fundamental que se prestem os esclarecimentos”, “também em nome da atividade da Raríssimas”.
Rui Rio recebido pelo Presidente da República
Leia mais
Rui Rio: desemprego desce à custa de baixos salários
Leia mais
Rui Rio: os madeirenses confiam “na competência de Miguel Albuquerque”
Leia mais
Rui Rio encontrou-se com membros do CEN da Madeira
Leia mais
Rui Rio: Governo atrasa resolução dos problemas da Madeira
Leia mais
Centro de Negócios da Madeira reveste-se de "importância capital"
Leia mais
Rui Rio recebeu Pedro Nascimento Cabral, candidato ao PSD/Açores
Leia mais