O PSD solicitou ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas “esclarecimentos sobre os atrasos e o adiamento sucessivo na aquisição do (novo) sistema de controlo de tráfego aéreo pela NAV”. Os social-democratas referem que este investimento é “urgente” e “fundamental para assegurar o tráfego existente e potencialmente crescente”. Segundo alertam, “Lisboa já compreende um tráfego aéreo que era apenas esperado para 2025”.
Na pergunta regimental que deu entrada no Parlamento, o PSD destaca que “as companhias que sobrevoam o espaço aéreo e/ou utilizam os aeroportos nacionais estarão sujeitas a crescentes atrasos durante os próximos anos, pois um sistema ATM demora de dois a quatro anos a ser implementados”.
“Pela informação que é de todos conhecida já existe uma decisão para aquisição do (novo) sistema de controlo de tráfego aéreo, cujo custo ronda os 30/40 milhões de euros”, pode ler-se no documento, em que se acrescenta que o “investimento é da total responsabilidade da NAV”. Neste sentido, os social-democratas perguntam ao Governo “como explica o repetido impedimento à modernização do sistema ATM por parte do prestador de serviços de navegação aérea nacional” (ver mais abaixo).
Perguntas do PSD
Rui Rio recebido pelo Presidente da República
Leia mais
Rui Rio: desemprego desce à custa de baixos salários
Leia mais
Rui Rio: os madeirenses confiam “na competência de Miguel Albuquerque”
Leia mais
Rui Rio encontrou-se com membros do CEN da Madeira
Leia mais
Rui Rio: Governo atrasa resolução dos problemas da Madeira
Leia mais
Centro de Negócios da Madeira reveste-se de "importância capital"
Leia mais
Rui Rio recebeu Pedro Nascimento Cabral, candidato ao PSD/Açores
Leia mais