Belmiro de Azevedo: Independência entre poder político e empresarial

30 nov 2017

 

Belmiro de Azevedo foi “alguém que adquiriu um estatuto muito relevante que será, seguramente, exemplo para muitas pessoas que estão na atividade económica e empresarial, mas também na atividade política e na sociedade”, realçou o líder social-democrata esta quinta-feira, no Porto. Referiu-se, igualmente, à “exigência que colocava no que fazia”, à independência com que o fazia, valorizando sobretudo as condições de lealdade em que as economias devem funcionar e procurando reclamar do Estado, do poder político, um nível de isenção, de neutralidade que, sem excluir a regulação que é necessária, possa ajudar a dar mais verdade à iniciativa e ao mérito”.

Foi alguém que se destacou, por ser um grande empreendedor, um bom gestor, um empresário audacioso”, disse Pedro Passos Coelho. “Cultivou sempre valores importantes e que, não sendo absolutamente consensuais, são valores nos quais muitas pessoas se reveem e que são importantes na sociedade portuguesa”, lembrou. Salientou, por isso o “enorme valor que o PSD atribui a toda a atividade desenvolvida” pelo empresário.

Segundo destacou o Presidente do PSD, “as pessoas devem ter, tanto quanto possível, essa independência, reclamar essa distância e exercê-la, com respeito pelos outros”. Por isso, afirmou respeitar e admirar a distância que o empresário demonstrou em relação aos governos e aos políticos.