Legionella em Ourique: Explicar e prevenir episódios que se repetem

30 nov 2017

 

O PSD pede o cabal esclarecimento sobre a “situação grave” para a saúde pública resultante da presença da bactéria “legionella” no Pavilhão Desportivo da Escola EB 2,3 S de Ourique, no distrito de Beja. Os deputados Ângela Guerra, Luís Vales, Miguel Santos e Nilza de Sena exigem também conhecer as diligências desencadeadas pelos ministros da Educação e da Saúde na sequência do conhecimento da contaminação daquela instalação escolar.

No entender do Grupo Parlamentar do PSD, esta situação é grave em termos de saúde pública e deve ser objeto de rápido e cabal esclarecimento, sob pena de poder voltar a ocorrer em quaisquer outras instalações de uso social ou coletivo existentes no País, especialmente no caso daquelas que sejam frequentadas por crianças, jovens ou idosos”, sublinham os deputados.

O pavilhão desportivo do Agrupamento de Escolas de Ourique foi encerrado depois de ter sido detetada a presença de “legionella”.

O PSD considera que este caso associado a outros episódios, como o surto ocorrido no Hospital de São Francisco Xavier em Lisboa, “é suscetível de gerar alarme social, sendo já indesmentível a crescente preocupação com que os portugueses assistem à proliferação de casos de contaminação de estabelecimentos públicos pela referida bactéria”.

 

Perguntas dos deputados do PSD


  • “Que medidas foram já tomadas ou determinadas pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas da Educação e da Saúde na sequência da deteção de ‘legionella’ no Agrupamento de Escolas de Ourique, a 28 de novembro de 2017?
  • Confirma o Governo que a presença de ‘legionella’ se verificou exclusivamente no pavilhão desportivo do Agrupamento de Escolas de Ourique?
  • Subscreve o Governo a afirmação de que “não há qualquer caso de doença” entre os alunos, os professores e os funcionários do Agrupamento de Escolas de Ourique?
  • Quando prevê o Governo que o Pavilhão Desportivo da Escola EB 2,3 S de Ourique seja novamente reaberto e colocado ao serviço da comunidade escolar?