Pedrógão: Governo está a “impedir os portugueses e o Parlamento de fazerem o escrutínio”

29 nov 2017

O acesso ao relatório de Pedrógão é uma medida de respeito por todos os portugueses que querem ver o Estado a poder prevenir, para que nunca mais volte a acontecer uma calamidade destas em Portugal”, disse esta quarta-feira Duarte Marques, no Fórum TSF, no qual se debateu o tema “O relatório de Pedrógão e o capítulo ‘censurado’”.

Para o social-democrata, o Governo está a “proceder mal” ao não divulgar o relatório na íntegra e, assim, a “impedir os portugueses e o Parlamento de fazerem o escrutínio”. Defende que o Executivo tem realizado “uma sequência de manobras dilatórias para impedir este acesso”.

Segundo denunciou, “o Governo sabe que, legalmente, é obrigado” a apresentar o relatório. Por isso, Duarte Marques apontou: “está a impedir o acesso porque tem alguma coisa a esconder, todos sabemos que ouve falhas graves na Proteção Civil, o Governo tem uma responsabilidade política muito grande, quando decidiu mudar toda a estrutura de comando da Proteção Civil a meses da época mais perigosa de incêndios e, sobretudo, num ano que já se sabia com condições meteorológicas muito adversas”.

O deputado lembrou, ainda, que o PSD solicitou o “envio imediato” do relatório, contudo o Executivo “não está a cumprir as suas responsabilidades”, algo que os social-democratas referem “não compreender”. Volvidos 5 meses da tragédia na região de Pedrógão Grande, o Parlamento continua assim sem receber a informação necessária, pelo que Duarte Marques pergunta: “como se pode melhorar o sistema se não temos acesso?”. Esclareceu que “este relatório pode permitir perceber quais foram as falhas e isso era muito útil”.