PSD PROPÕE: Plano para travar erosão dos solos

21 nov 2017

 

Os deputados do PSD pediram ao Governo que tome medidas para minorar os efeitos dos territórios afetados pelos incêndios, cujos solos perderam capacidade para reter água e estão propícios à ocorrência de enxurradas e deslizamentos de terra.

Através de uma resolução, os deputados social-democratas recomendam ao Governo que “implemente um plano de intervenção nos territórios afetados pelos incêndios florestais cujo declive seja superior a 30%, no sentido de minorar a erosão dos solos”.

É um dever do Estado planear e gerir as áreas ardidas, pelo que devem ser tomadas diligências para o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) intervir de imediato. O PSD tem “vindo a afirmar que as áreas ardidas deveriam ser aproveitadas como oportunidade de reflorestação ordenada, geridas de forma a garantir um rendimento atrativo para os seus produtores, cumprindo ao mesmo tempo as boas práticas florestais”.

Os incêndios rurais representam a maior área ardida desde que há registos em Portugal, cerca de 442 mil hectares contabilizados entre povoamentos e matos”, assinalam os social-democratas, alertando para “as consequências sociais, económicas e ambientais” que “serão repercutidas durante meses e anos”.

O declive topográfico do terreno, a matéria morta constituída por cinzas e manto queimado, e o eventual corte ou arranque das árvores ardidas constituem em conjunto um potencial risco para estrutura do solo”, salientam.